Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, José Felipe Araujo de, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorBueno, Gabriel Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-09T16:31:49Z
dc.date.available2025-01-09T16:31:49Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94271
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Felipe Almeidapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta monografia tem como objetivo interpretar o futebol como negócio no Brasil sob a ótica da Economia Institucional. A abordagem institucionalista tem como uma de suas principais características a ideia de que a evolução da sociedade, a cultura e o contexto no qual os agentes estão inseridos exercem influência sobre os seus comportamentos econômicos. Dessa forma, o trabalho busca entender como o futebol tornou-se o esporte mais popular no Brasil e um negócio economicamente relevante, através da análise da evolução histórica do esporte no país e os motores de sua transformação, estabelecendo correlações com conceitos e ideias institucionalistas. Além disso, outro objetivo da discussão é demonstrar alguns dos fatores institucionais que influenciam a forma qual o futebol é consumido no Brasil nos dias atuais, fatores estes que geralmente não são discutidos pelas teorias econômicas tradicionais, visto que estas tendem a se concentrar na análise de comportamentos racionais-maximizadores dos agentes econômicospt_BR
dc.description.abstractAbstract : This monograph aims to interpret football as a business in Brazil through the lens of Institutional Economics. One of the key characteristics of the institutionalist approach is the idea that the evolution of society, culture, and the context in which agents are embedded influence their economic behaviors. In this sense, the work seeks to understand how football became the most popular sport in Brazil and an economically significant business, through an analysis of the sport’s historical evolution in the country and the drivers of its transformation, establishing correlations with institutionalist concepts and ideas. Furthermore, another objective of this discussion is to highlight some of the institutional factors that influence the way football is consumed in Brazil nowadays, factors that are generally not addressed by traditional economic theories, as these tend to focus on the analysis of rational-maximizing behaviors of economic agentspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEconomia institucionalpt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleO futebol como negócio no Brasil sob a ótica da economia institucionalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples