• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Felicidade, economia e religiosidade : uma análise do bem- estar subjetivo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ESTER-BERTINOTTI-DE-OLIVEIRA.pdf (1.594Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Oliveira, Ester Bertinotti de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho analisa a relação entre felicidade e comportamentos econômicos, com ênfase no papel da religião na promoção do bem-estar. A partir de uma revisão teórica, investiga-se como o bem-estar subjetivo impacta a tomada de decisão e como a religiosidade pode atuar como mediadora nessa relação, influenciando direta e indiretamente a felicidade dos indivíduos. São explorados conceitos como bem-estar subjetivo, capital social e norma social, analisando suas interações com as práticas religiosas. Os resultados indicam que a religião contribui para o aumento do bem-estar individual e coletivo, enquanto a felicidade está associada a comportamentos econômica e socialmente desejáveis, como o altruísmo. Conclui-se que a integração da espiritualidade na sociedade pode fomentar comportamentos positivos e sustentáveis
     
    Abstract : This study analyzes the relationship between happiness and economic behaviors, with an emphasis on the role of religion in promoting well-being. Through a theoretical review, it investigates how subjective well-being impacts decision-making and how religiosity can mediate this relationship, directly and indirectly influencing individuals’ happiness. Concepts such as subjective well-being, social capital, and social norms are explored, examining their interactions with religious practices. The findings indicate that religion contributes to increasing individual and collective well-being, while happiness is associated with economically and socially desirable behaviors, such as altruism. It is concluded that integrating spirituality into society can foster positive and sustainable behaviors
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94267
    Collections
    • Ciências Econômicas [2145]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV