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dc.contributor.advisorLopes, Antônio Sérgiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Especialização em Direito Societáriopt_BR
dc.creatorHolzkamp, Mauriciopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-09T00:09:23Z
dc.date.available2025-01-09T00:09:23Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94240
dc.descriptionOrientador: Antonio Sérgio Lopespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Direito Societáriopt_BR
dc.description.abstractA vida empresarial, pelas mais variadas razões, sofre modificações ao longo do tempo. Sociedades são reestruturadas, transformadas, vendidas e outras, ainda, são parcial ou totalmente dissolvidas em decorrência de dissidências societárias ou em razão da morte de um dos sócios. Assim, independentemente da situação, há momentos em que se faz necessário obter o justo valor da sociedade empresária, a fim de apurar o quantum de cada um, contribuir para a preservação da empresa e com o meio social na qual está inserida. O intuito do presente trabalho é demonstrar como avaliar corretamente uma sociedade empresária comercial, civil ou industrial, enfatizando o Fundo de Comércio, também conhecido como Fundo de Empresa, contabilmente considerado como ativo intangível e constituído por diversos elementos como a Marca, as Patentes, o Ponto Comercial, a Clientela, as Concessões, a aviamento ou sobre valor e outros. Por fim, no desenvolvimento deste estudo procurar-se-á mostrar que demonstrações contábeis são insuficientes para valorar uma empresa, e diante disso, ressalta-se a importância do Fundo de Empresa ou Fundo de Comércio, realidade valorativa da sociedade empresária, fundamentada na doutrina e nas decisões jurisprudenciais que abalizam a presente exposição. Portanto, o valor de uma empresa é obtido pela soma do valor de cada elemento corpóreo ou incorpóreo, ou seja, deve-se considerar além do patrimônio líquido, o fundo de comércio, constituído por diversos entes (ponto comercial, clientela, marcas, invenções, ação renovatória, serviço prestado, aviamento, etc.), sob pena de estar-se desvalorizando a empresa e encobrindo o seu justo valor. Enfim, sintetizando, o objetivo do presente trabalho é destacar o papel do fundo de comércio no cômputo do valor da empresa.pt_BR
dc.format.extent32 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociedades comerciaispt_BR
dc.subjectDireito comercialpt_BR
dc.subjectFundo de comerciopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleValor da empresa e o fundo de comérciopt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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