Recomendações para projetos de design de brinquedotecas hospitalares : estudo de casos múltiplos
Resumo
Resumo: No Brasil, a presença de brinquedotecas hospitalares em hospitais de internamento pediátrico é lei. Entretanto, entre estes espaços, os meios de estruturação e de trabalho são discrepantes, e frequentemente não atingem seu objetivo primário: o livre brincar. Esta dissertação busca, através da ótica do design de serviço, criar recomendações para que projetistas de brinquedotecas hospitalares planejem estes espaços de maneira lógica e assertiva. A metodologia empregada é híbrida, unindo estudo de casos múltiplos com o duplo diamante do design de serviços. Foi feita a revisão de literatura de forma sistemática e assistemática, abordando os temas: hospital, brinquedos, desenvolvimento infantil e brinquedotecas. Foi realizado um estudo de casos múltiplos em dois hospitais da região de Curitiba, Paraná. Através da junção da literatura e das observações feitas no estudo de casos, foi possível criar recomendações para auxiliar na elaboração de novos projetos de serviços de brinquedotecas hospitalares. Estas foram segmentadas em cinco áreas-chave: antes de começar; planejamento do projeto; projeto; e cuidados ao se projetar. As recomendações elaboradas passaram pelo processo de validação. Nele foi aplicado a matriz FOFA sobre as recomendações iniciais por meio de seis entrevistas com pessoas envolvidas com brinquedotecas hospitalares. A partir desta verificação foram então compostas as recomendações finais, ainda seguindo as mesmas categorias relatadas anteriormente. As recomendações elaboradas ainda devem ser testadas em campo para averiguar sua efetividade, porém são um ponto de partida para a discussão do tema na área do design Abstract: In Brazil, it's a law to have hospital toy rooms in paediatric hospitals. However, among these spaces, the means of structuring and working are discrepant, and often fail to achieve their primary objective: free play. This dissertation seeks, through the lens of service design, to create recommendations for hospital playroom designers to plan these spaces in a logical and assertive way. The methodology employed is a hybrid one, combining multiple case studies with the double diamond of service design. A systematic and unsystematic literature review was carried out, covering the following themes: hospital, toys, child development and toy libraries. A multiple case study was carried out in two hospitals in the region of Curitiba, Paraná. By combining the literature and the observations made in the case studies, it was possible to create recommendations to help in the development of new projects for hospital toy libraries. These were segmented into five key areas: before you start; project planning; design; and care when designing. The recommendations made went through the validation process. The SWOT matrix was applied to the initial recommendations through six interviews with people involved in hospital toy libraries. Based on this verification, the final recommendations were then composed, still following the same categories as above. The developed recommendations have yet to be tested in the field to ascertain their effectiveness, but they are a starting point for discussion of the issue in the design field
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