O letramento na prática educativa do 4º ano do ensino fundamental : desafios e possibilidades no discurso de professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba
Resumo
Resumo: Essa dissertação de mestrado problematiza qual é o discurso dos profissionais da educação sobre a concepção teórica-metodológica de letramento atrelada aos documentos oficiais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME) e suas implicações na prática de ensino em turmas de 4º ano do Ensino Fundamental. Para promover e fundamentar as discussões, buscou-se autores e pesquisadores que debatem os temas alfabetização, letramento e analise de discurso, a partir de uma revisão abrangente da literatura, consultando teses, dissertações e bibliografias pertinentes, bem como trazer luz a discussões teóricas presentes nos documentos oficiais. O objetivo geral reside em compreender o discurso dos professores sobre o letramento na prática educativa do 4º ano do Ensino Fundamental da RME de Curitiba. E como objetivos específicos: a) investigar a concepção teórica metodológica para o letramento presente nos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação e de que forma vem sendo implantados nas escolas municipais em turmas do 4º ano do Ensino Fundamental e b) analisar os discursos produzidos a partir da proposta de teórica-metodológica de letramento atrelados aos documentos da Rede Municipal de Ensino e como a noção de letramento vem sendo implementada nas escolas municipais em turmas de 4º anos. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada em quatro escolas municipais da cidade de Curitiba - Paraná e consistiu em duas etapas: pesquisa de campo, utilizando um questionário, com professores e pedagogos que atuam com turmas do 4º ano do Ensino Fundamental e análise dos discursos destes profissionais sobre a concepção teórica-metodológica de letramento e suas implicações na prática de ensino em turmas de 4º ano, à luz da concepção discursiva de polissemia e paráfrase. O corpus de análise consiste nos discursos de 12 participantes que foram analisados por meio do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Francesa. Os resultados da pesquisa indicam a preocupação por parte das profissionais pesquisadas, com relação ao tema letramento, sobretudo, a fim de que ele seja mais aprofundado em relação a prática educativa. A análise agrupa os resultados em torno de dois discursos ou efeitos de sentido, a saber: o efeito simplista, evidenciando uma fragilidade teórica em torno do conceito de letramento e o efeito progressista, destacando uma compressão mais epistemológica em relação ao conceito na prática educativa. Conclui-se que, entre os discursos, há a preocupação de promover ações pedagógicas para o letramento, por meio do uso de diferentes estratégias didáticas e pedagógicas que visam a superação das dificuldades de aprendizagem dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Abstract: This master's dissertation problematizes the discourse of education professionals on the theoretical-methodological conception of literacy linked to the official documents of the Curitiba Municipal Education Network (RME) and its implications for teaching practice in 4th grade elementary school classes. To promote and support discussions, we sought authors and researchers who debate the topics of literacy, literacy and discourse analysis, based on a comprehensive review of the literature, consulting theses, dissertations and relevant bibliographies, as well as shedding light on theoretical discussions present in official documents. The general objective is to understand the discourse of teachers on literacy in the educational practice of the 4th grade of elementary school in the RME of Curitiba. And as specific objectives: a) to investigate the theoretical-methodological conception for literacy present in the official documents of the Municipal Education Network and how it has been implemented in municipal schools in 4th grade classes of Elementary School and b) to analyze the discourses produced from the theoretical-methodological proposal of literacy linked to the documents of the Municipal Education Network and how the notion of literacy has been implemented in municipal schools in 4th grade classes. In methodological terms, the research was carried out in four municipal schools in the city of Curitiba - Paraná and consisted of two stages: field research, using a questionnaire, with teachers and pedagogues who work with 4th grade classes of Elementary School and analysis of the discourses of these professionals about the theoretical-methodological conception of literacy and its implications in the teaching practice in 4th grade classes, in light of the discursive conception of polysemy and paraphrase. The corpus of analysis consists of the discourses of 12 participants that were analyzed through the theoretical-methodological framework of French Discourse Analysis. The results of the research indicate the concern of the professionals surveyed regarding the topic of literacy, especially in order for it to be further explored in relation to educational practice. The analysis groups the results around two discourses or effects of meaning, namely: the simplistic effect, evidencing a theoretical weakness around the concept of literacy, and the progressive effect, highlighting a more epistemological understanding in relation to the concept in educational practice. It is concluded that, among the discourses, there is a concern to promote pedagogical actions for literacy, through the use of different didactic and pedagogical strategies that aim to overcome the learning difficulties of students in the 4th year of Elementary School
Collections
- Dissertações [198]