• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Impacto da pandemia Covid-19 nas práticas pedagógicas de professores do ensino superior com formação em Inglês como Meio de Instrução (EMI)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - MARIZA TULIO.pdf (10.47Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Tulio, Mariza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta tese, intitulada "Impacto da Pandemia de COVID-19 nas Práticas Pedagógicas de Professores do Ensino Superior com Formação em Inglês Como Meio de Instrução (EMI)", investiga os efeitos da pandemia de COVID-19 nas práticas pedagógicas de professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa que participaram de cursos de formação docente em Inglês como Meio de Instrução (EMI). O estudo explora como as metodologias aprendidas nesses cursos foram aplicadas tanto no ensino remoto quanto no presencial, em disciplinas ministradas em inglês ou na língua materna. Também examina o preparo proporcionado por essa formação para o ambiente virtual e a decisão de ofertar ou não disciplinas em inglês durante a pandemia, assim como os motivos associados a essas escolhas. O estudo foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, conduzidas remotamente, com cinco professores da UEPG, e fundamenta-se na estrutura ROAD-MAPPING, proposta por Dafouz e Smit (2020). A análise concentra-se nas dimensões Práticas e Processos (PP), Agentes (A) e Funções do Inglês (RO), investigando, a partir do discurso dos professores, como essas dimensões impactam na implementação do EMI em diferentes contextos. As conclusões apontam que, apesar dos desafios significativos impostos pela pandemia, o período representou uma oportunidade valiosa para reflexão sobre o papel do EMI no ensino superior. Os resultados destacam a relevância da formação docente em EMI, especialmente no que se refere à adaptação de práticas pedagógicas, à internacionalização do ensino no Brasil e ao desenvolvimento de competências digitais e de ensino remoto. Os dados também indicam que os cursos contribuíram para a conscientização dos docentes sobre a importância de integrar competência linguística e habilidades pedagógicas. No contexto de acesso limitado à mobilidade internacional, a Internacionalização em Casa (IaC) emerge como uma ação viável para as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. O EMI, foco desta pesquisa, destaca-se como uma das iniciativas centrais da IaC, que vem ganhando relevância nas instituições de ensino superior em busca de maior internacionalização. Um estudo complementar foi realizado na Università Degli Studi Internazionali di Roma (UNINT), na Itália, como parte do programa de doutorado-sanduíche financiado pela Capes-PrInt, com o objetivo de ampliar a pesquisa conduzida no Brasil. Esse estudo investigou as crenças e práticas de professores universitários que ministram disciplinas em Inglês como Meio de Instrução (EMI), explorando como a internacionalização ocorre em uma universidade estrangeira. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas presenciais com cinco professores de EMI. A análise seguiu os mesmos parâmetros aplicados no Brasil, com adaptações ao contexto italiano, como a ausência de cursos de formação em EMI para os professores e o foco nas práticas pós-pandemia, em contraste com o estudo brasileiro, que abordou o período durante a pandemia. As descobertas evidenciam características específicas do ensino superior na Itália, particularmente na UNINT. Apesar do forte apoio à internacionalização e ao ensino em inglês, desafios significativos persistem. Fatores críticos, como proficiência linguística, metodologias de ensino adaptadas, experiências adquiridas durante a pandemia e a necessidade de formação inicial e contínua, influenciam diretamente o sucesso do EMI nesse contexto
     
    Abstract: This thesis, titled "The Impact of the COVID-19 Pandemic on the Pedagogical Practices of Higher Education Professors with EMI Training in English-Medium Instruction (EMI)", investigates the effects of the COVID-19 pandemic on the pedagogical practices of professors at State University of Ponta Grossa who participated in teacher training courses in English as a Medium of Instruction (EMI). The study explores how the methodologies learned in these courses were applied in both remote and in-person teaching, in courses delivered in English or the native language. It also examines the preparation provided by this training for the virtual environment and the decision to offer or not offer courses in English during the pandemic, as well as the reasons associated with these choices. The study was conducted through semi-structured interviews, carried out remotely, with five UEPG professors, and is based on the ROAD-MAPPING framework proposed by Dafouz and Smit (2020). The analysis focuses on the dimensions of Practices and Processes (PP), Agents (A), and Roles of English (RO), investigating, through the professors’ discourse, how these dimensions impact the implementation of EMI in different contexts. The findings indicate that, despite the significant challenges imposed by the pandemic, the period represented a valuable opportunity for reflecting on the role of EMI in higher education. The results highlight the relevance of EMI teacher training, especially in terms of adapting pedagogical practices, promoting the internationalization of education in Brazil, and developing digital and remote teaching skills. The data also suggest that the courses contributed to raising awareness among professors about the importance of integrating linguistic competence and pedagogical skills. In the context of limited access to international mobility, Internationalization at Home (IaC) emerges as a viable strategy for Brazilian Higher Education Institutions (HEIs). EMI, the focus of this research, stands out as one of the central initiatives of IaC, which has been gaining prominence in higher education institutions striving for greater internationalization. A complementary study was conducted at the Università Degli Studi Internazionali di Roma (UNINT), in Italy, as part of the sandwich doctoral program funded by Capes-PrInt, with the aim of expanding the research carried out in Brazil. This study investigated the beliefs and practices of university professors who teach courses through English as a Medium of Instruction (EMI), exploring how internationalization occurs in a foreign university. The research was conducted through in-person interviews with five EMI professors. The analysis followed the same parameters applied in Brazil, with adaptations to the Italian context, such as the absence of EMI training courses for professors and a focus on post-pandemic practices, in contrast to the Brazilian study, which focused on the pandemic period. The findings highlight specific characteristics of higher education in Italy, particularly at UNINT. Despite strong support for internationalization and teaching in English, significant challenges remain. Critical factors, such as linguistic proficiency, adapted teaching methodologies, experiences gained during the pandemic, and the need for initial and ongoing training, directly influence the success of EMI in this context
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94228
    Collections
    • Teses [230]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV