dc.contributor.advisor | Flores, Guilherme Gontijo, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.creator | Delgado Filho, Guilherme de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-08T19:45:30Z | |
dc.date.available | 2025-01-08T19:45:30Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94225 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Guilherme Gontijo Flores | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 10/09/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estudos Literários | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Ezra Pound (1885-1972), figura central da poesia moderna de língua inglesa, está muito mais para o último romântico do que para o primeiro modernista de fato. Um último romântico de expressão vitoriana, é bom que se diga, tão tardio que já em vias de alcançar uma nova expressão. Sendo a primeira fase de sua poesia (1908-1911) ainda profundamente marcada por uma linguagem afetada de sotaque medievalizante, será apenas a partir de Ripostes (1912) que encontraremos o germe de toda a sua obra posterior. Com a publicação de Personæ (1926), antologia organizada pelo autor e que, segundo ele, consistia na edição de todos os seus poemas até aquele momento, exceto Os Cantos, encontramos, na verdade, um recorte crítico que atende a um projeto diacrônico, composto de fases bem distintas. Pensando nessa escalada tanto estética quanto ética, cujo ápice se encontra na poesia de Hugh Selwyn Mauberley (1920), a tradução proposta aqui consistiu, na verdade, de uma antologia da antologia, compreendendo cinquenta títulos de poemas e suas respectivas notas. Esta tese tem como projeto final a publicação integral em livro, mas por ora se dedicou a apresentar um conjunto representativo da diacronia de Ezra Pound levando em conta os desdobramentos de sua primeira recepção no Brasil, sobretudo a partir de Meschonnic (2010 [1999]), Britto (2006) e Flores (2014) | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Ezra Pound (1885-1972), a central figure in modern English poetry, is much more like the last romantic than the first true modernist. A last romantic of Victorian expression, it must be said, so late that he was already on the verge of achieving a new expression. Since the first stage of his poetry (1908-1911) was still deeply marked by a stilted language with a medieval accent, it is only from Ripostes (1912) onwards that we find the germ of all his later work. With the publication of Personæ (1926), an anthology organized by the author and which, according to him, consisted of the edition of all his poems up to that point, except The Cantos, we find, in fact, a critical approach that serves a diachronic project, composed of very distinct stages. Considering this escalation, both aesthetic and ethical, whose apex is found in the poetry of Hugh Selwyn Mauberley (1920), the translation proposed here actually consisted of an anthology of the anthology, comprising fifty poem titles and their respective notes. This thesis has as its ultimate goal the complete publication in book form, but for now it has been dedicated to presenting a representative set of Ezra Pound’s diachrony, taking into account the developments of his first reception in Brazil, especially from Meschonnic (2010 [1999]), Britto (2006) and Flores (2014) | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Multilingua | pt_BR |
dc.subject | Pound, Ezra, 1885-1972 | pt_BR |
dc.subject | Poesia americana | pt_BR |
dc.subject | Tradução e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.title | Por um Ezra Pound diacrônico no Brasil : tradução anotada de Personæ (1926), os poemas breves | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |