• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A construção da identidade docente no desenvolvimento do estágio curricular supervisionado na licenciatura em física no período da pandemia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - CAROLINE DORADA PEREIRA PORTELA.pdf (25.23Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Portela, Caroline Dorada Pereira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo principal analisar as implicações do Estágio Curricular Supervisionado durante o isolamento social no período da pandemia de Coronavírus na construção da identidade docente e na formação de licenciandos em Física, sendo os objetivos específicos: i) categorizar os tipos de identidade docente mobilizados no contexto do Estágio Curricular Supervisionado no período da pandemia de Coronavírus; ii) investigar e compreender os impactos que o ensino remoto durante a pandemia de Coronavírus trouxe para o Estágio Curricular Supervisionado de licenciandos em Física e iii) analisar as implicações para a formação docente na licenciatura em Física a partir do Estágio Curricular Supervisionado no período da pandemia de Coronavírus. A pesquisa empírica foi realizada com licenciandos que desenvolveram todas as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado durante o período de isolamento social na pandemia de Coronavírus, por meio do ensino remoto. Foram analisadas as transcrições de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco licenciandos em Física e as produções escritas desenvolvidas por esses licenciandos durante as disciplinas de Estágio Supervisionado em ensino remoto. Os resultados foram organizados e apresentados em seis eixos de análise: a) identidade pessoal e escolarização básica; b) opção pelo curso de licenciatura; c) o curso de licenciatura; d) escola e ensino de Física; e) estágio supervisionado de docência no ensino remoto; e) ser professor(a). Todos os licenciandos apresentaram elementos de Identidade Profissional relacionada ao Estágio Supervisionado de docência no ensino remoto, dando relevo aos conhecimentos e habilidades específicos da profissão, principalmente no que se refere ao domínio do conteúdo de Física. Na percepção dos entrevistados, o Estágio Supervisionado em contexto remoto foi repleto de desafios e limitações como, por exemplo, a pouca interação com os estudantes nas aulas síncronas com utilização do Google Meet, o tempo reduzido das aulas remotas com as turmas de Ensino Médio e a necessidade de adequar-se à metodologia e conteúdos propostos pelo professor supervisor, tendo pouco espaço para exercer seu protagonismo docente. Após a realização dos estágios, todos os entrevistados apontam a necessidade de experiência em sala de aula para se sentirem como professores, ressaltando a importância das interações e vivências no contexto escolar como elementos constituintes da formação e da identidade docente
     
    Abstract: The present research, of a qualitative nature, aims to analyze the implications of the Supervised Curricular Internship during the social isolation period in the Coronavirus pandemic on the construction of teaching identity and the training of Physics students. The specific objectives are: i) to categorize the types of teaching identity mobilized in the context of the Supervised Curricular Internship during the Coronavirus pandemic; ii) to investigate and understand the impacts that remote teaching during the Coronavirus pandemic has brought to the Supervised Curricular Internship of Physics students and iii) to analyze the implications for teaching formation in the Physics degree from the Supervised Curricular Internship during the Coronavirus pandemic. The empirical research was carried out with students who completed all the courses of the Supervised Curricular Internship during the period of social isolation in the Coronavirus pandemic, through remote teaching. Transcriptions of semi-structured interviews conducted with five Physics students and the written works developed by these students during the Supervised Internship courses in remote teaching were analyzed. The results were organized and presented in six analysis axes: a) personal identity and basic schooling; b) choice for the teaching degree program; c) the teaching degree program; d) school and teaching of Physics; e) supervised teaching internship in remote teaching; f) being a teacher. All the students presented elements of Professional Identity related to the supervised teaching internship in remote teaching, emphasizing the specific knowledge and skills of the profession, especially regarding the mastery of Physics content. According to the interviewees, the Supervised Internship in a remote context was full of challenges and limitations such as the little interaction with students in synchronous classes using Google Meet, the reduced time of remote classes with high school classes, and the need to adapt to the methodology and content proposed by the supervising teacher, having little room to exercise their teaching autonomy. After the internships, all interviewees highlight the need for classroom experience to feel like teachers, emphasizing the importance of interactions and experiences in the school context as constituent elements of teaching formation and identity
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94223
    Collections
    • Teses [460]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV