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dc.contributor.advisorSilva, João Carlos Garzel Leodoro da, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Florestalpt_BR
dc.creatorSouza, Rosiane Caroline dept_BR
dc.date.accessioned2025-01-07T12:07:35Z
dc.date.available2025-01-07T12:07:35Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94172
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Carlos Garzel Leodoro da Silvapt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Florestalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo analisou o impacto da certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council) na competitividade das empresas do setor florestal. A certificação florestal é um processo que assegura que os produtos florestais são produzidos de acordo com as normas estabelecidas, respeitando os segmentos social, ambiental e econômico. O objetivo do estudo foi analisar empresas do setor florestal e compreender o quanto a certificação florestal interferiu na gestão organizacional. A pesquisa envolveu um questionário de 15 perguntas, respondido online e de maneira anônima, garantindo a confidencialidade das empresas. Os resultados do estudo indicam que a certificação fortalece práticas de manejo florestal sustentável, aumenta a transparência, melhora a gestão interna da organização e valoriza os produtos florestais, resultando em um diferencial competitivo. No âmbito ambiental, a certificação florestal promove a conservação dos ecossistemas e a utilização responsável dos recursos naturais disponíveis, além de promover práticas de manejo mais sustentáveis. No âmbito social, houve a contribuição para o bem-estar das comunidades locais e mitigação dos impactos causados. O estudo conclui que a certificação florestal para as empresas entrevistadas foi benéfica, trazendo efeitos positivos nos aspectos social, ambiental e econômico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study analyzed the impact of FSC (Forest Stewardship Council) forest certification on the competitiveness of companies in the forestry sector. Forest certification is a process that ensures forest products are produced according to established standards, respecting social, environmental, and economic segments. The objective of the study was to analyze companies in the forestry sector and understand how forest certification interfered with organizational management. The research involved a 15-question questionnaire, answered online and anonymously, ensuring the confidentiality of the companies. The results of the study indicate that certification strengthens sustainable forest management practices, increases transparency, improves internal organizational management, and enhances the value of forest products, resulting in a competitive advantage. Environmentally, forest certification promotes the conservation of ecosystems and the responsible use of available natural resources, in addition to promoting more sustainable management practices. Socially, it contributes to the well-being of local communities and mitigates the impacts caused. The study concludes that forest certification was beneficial for the interviewed companies, bringing positive effects in social, environmental, and economic aspects.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFlorestas - Manejo - Certificados e licençaspt_BR
dc.subjectIndústria madeireira - Certificados e licençaspt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleImpacto da certificação florestal FSC na vantagem competitiva das empresaspt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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