Sobre a morte em Sermões do Padre António Vieira
Resumo
Resumo: Esta tese dedica-se a averiguar a temática da morte em Sermões do Padre António Vieira (1608-1697), considerando os seguintes aspectos: a etimologia da palavra morte a partir do léxico e da religião católica, com a crença vivida e difundida por Vieira; a proposição de análise da palavra "morte" em sua etimologia latina, além das sinonímias que lhe são aplicadas, com o intuito de delimitar o termo nesse contexto. Para tanto, apresentaremos também o conceito de alma, de acordo com o pensamento teológico e aristotélico-tomista e anacronicamente, a necropolítica de Achille Mbembe, porque tangenciam, cada qual a seu modo, a morte do corpo e da alma, a morte física, moral e espiritual, conceitos constantemente tratados por Vieira. Prosseguiremos com a instituição do sacramento eucarístico e a necessidade da repetição da morte na missa católica, relacionando-os, no capítulo da transcendência, com as árvores que morrem como deveriam morrer os homens, bem como a condição humana de ser pó desde sua criação, metáforas utilizadas por Vieira para descrever a finitude e o alémtúmulo. Outrossim, apresenta a associação da morte com o mal, por meio das figuras dos anjos, dos demônios, dos feiticeiros e dos enforcados, a fim de explicitar o pensamento de Vieira sobre a morte ser o maior bem da vida. Ao longo de muitos pensamentos em seus Sermões, o inaciano lisboeta apresenta a morte como instrumento de variadas faces do comportamento humano, a exemplo das relações políticas, morais e mesmo condicionantes de sermos melhores pó enquanto andamos, antes de deitados na terra. Considerando que nossa base teórica é constituída de textos produzidos há mais de trezentos anos, a tese parte da mais recente edição da obra completa de Vieira, sob a direção de José Eduardo Franco e Pedro Calafate, que apresenta um Índice no qual os verbetes "morrer", "morte", "mortificação" e "morto" apontam para mais de 150 referências nos Sermões. Outrossim, levamos em conta o ensaio de Mbembe intitulado "Necropolítica", especialmente sobre o exercício do poder governamental na escolha política de quem vive e quem morre, assim como na imposição que faz ("necropoder") de certas condições de vida a comunidades, conferindo-lhes a posição de "mortos-vivos". Isto posto, é a partir dessas indicações que este estudo é motivado, com vistas a analisar e aprofundar o modo como o Padre António Vieira apresenta a morte, bem como questões relacionadas a ela. Abstract: This dissertation aims to investigate the theme of death in Sermons authored by Father António Vieira (1608-1697), considering the following aspects: the etymology of ‘death’ from the lexicon and the Catholic religion, in relation to the beliefs lived and spread by Vieira; an analysis of the word "death" in relation to its Latin etymology, in addition to its synonyms, with the aim of delimiting the term in this context. To this end, we will also discuss the concept of soul, in accordance with theological and Aristotelian-Thomistic thought and anachronistically, the necropolitics of Achille Mbembe, because they touch, each in their own way, the death of the body and soul - physical, moral and spiritual death –, all concepts constantly addressed by Vieira. We will then discuss the institution of the Eucharistic sacrament and the need for the repetition of death in the Catholic Mass, relating them, in the chapter on transcendence, with the trees that die as men should die, as well as the human condition of being dust since its creation, all metaphors used by Vieira to describe finitude and the afterlife. Also presents the association of death with evil, through the figures of angels, demons, sorcerers and hanged men, in order to explain Vieira's thoughts about death being the greatest good in life. Throughout his Sermons, Vieira presents death as an instrument of many aspects of human behavior, such as political and moral relationships and even conditions of being better dust while we are still alive, before lying down on the earth. Considering that our theoretical rationale comprises texts produced more than three hundred years ago, we reference the most recent complete edition of the writings of Padre António Vieira, edited by José Eduardo Franco and Pedro Calafate, which includes an Index in which the entries "dying", "death", "mortification" and "dead" point to more than 150 references in the Sermons. Furthermore, we draw a few considerations from Mbembe’s essay "Necropolitics", especially on the exercise of government power regarding the political choices that establish who shall live or die, as well as its imposition ("necropower") of certain conditions of life on certain communities, giving them the status of "living dead". That said, it is based on these indications that this study is motivated, with a view to analyzing and furthering understanding about the way in which Father António Vieira addresses death and related issues.
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- Teses [216]