Carne do futuro : o mercado de carne vegetal brasileiro a partir da visão baseada em recurso
Resumo
Resumo: As previsões sobre o futuro da demanda e oferta de carne no mundo têm demonstrado que o planeta não suprirá proteína para toda a crescente população mundial. Neste contexto, o mercado de análogos à carne animal tradicional tem emergido como resposta, dividido principalmente entre carnes vegetal e cultivada. A carnes vegetal está há mais tempo no Brasil, mas só recentemente galgou inovações e novos processos que viabilizaram a produção de cortes de carne que se assemelham em muito à carne animal. Porém, a literatura ainda necessita abordar o setor no país em maior profundidade. Este estudo, então, busca compreender como as empresas que integram o mercado brasileiro de carne vegetal têm mobilizado recursos-chave que levam à vantagem competitiva. Para entender tal fenômeno, buscou-se amparo teórico na concepção da vantagem competitiva destas empresas nas duas principais visões: a Visão Baseada em Recurso (VBR) e a Visão Baseada em Mercado (VBM). A primeira explora o aspecto heterogêneo e interno da criação de vantagem competitiva, permitindo entender a diferença que forma a estratégia competitiva dos players do mercado como proposto por Barney (1991) e Penrose (1959) e a segunda explora o aspecto genérico e externo a partir do posicionamento dentro da estrutura competitiva como proposto por Porter (1980). Há certo debate sobre a combinação das teorias, mas muitos autores atestaram uma sinergia teórica ao combinar as perspectivas interna e o externa, o que é a posição optada nesta pesquisa. Tal combinação permite categorizar e elencar recursos baseados na classificação de Grant (1991), definindo-os como os recursos-chave que constituem a vantagem competitiva e sua articulação com os demais tipos, mas tendo como base a estrutura competitiva do mercado emergente de carnes vegetal brasileiro. Logo, um estudo de casos múltiplos foi escolhido como metodologia para suscitar os principais elementos de três casos diferentes e emblemáticos, escolhidos por seu marketshare e características constitutivas, contendo um processador de carne tradicional, uma foodtech já consolidada e outra em crescimento. Para abordá-las se utilizou a coleta de dados secundários em conjunto com entrevistas de gerentes e pessoas de interesse, triangulando as informações com o intuito de garantir validade e confiabilidade. A análise dos dados estruturada como um estudo de caso múltiplo, foi realizada mediante uma análise de conteúdo (Krippendorff, 2018) pautada no levantamento históricos das três organizações selecionadas e, em conjunto com a categorização de recursos cuja codificação partiu de um processo dedutivo suscitando os recursos em entrevistas com gestores e funcionários. Os principais achados permitiram a criação de uma tipologia baseando em recursos-chave, destacando recursos físicos/organizacionais, reputacionais e tecnológicos. Estes resultados foram discutidos à luz da VBM e VBR e suas implicações exploradas a fim de contribuir para ações práticas de incentivo do mercado e escolhas estratégicas dos seus players. Teoricamente, o estudo avançou definições de recursos e a sua relação com o posicionamento estratégico. Finalmente, as limitações foram apresentadas devido ao escopo escolhido neste estudo e uma agenda de pesquisa foi apresentada com outras investigações que poderiam traçar sua origem nesta pesquisa e expandi-la. Abstract: The future projections of meat supply and demand in the world have demonstrated that the planet will not be able to supply protein to an evergrowing world population. In this context, the market of meat analogues has emerged as an answer, mainly divided into plant-based meat and cultivated meat. Plant-based meat has been in Brazil for a longer time, but only recently it has achieved innovations and new processes that enabled a production of meat cuts that better resemble the animal meat. With an increasing relevance of this market, however, it has been noted a yet unfulfilled need for understanding of the dynamics and transformations of this industry in the literature. Thus, this study seeks to comprehend how companies that integrate the Brazilian plantbased meat market have mobilized key resources that lead to competitive advantage. To understand this phenomenon, theoretical support was sought in the conception of competitive advantage of these market’s companies from two main views: The Resource Based View (RBV) and the Market Based View (MBV). The former explores the heterogenous and internal aspect of competitive advantage constitution, making it possible to understand the differences which shape the competitive strategy of the players of this industry as posited by Barney (1991) and Penrose (1959), and the latter explores the generic and external aspect from the strategical position in the competitive structure of Brazil’s emergent plant-based meat market as proposed by Porter (1980). There is a certain debate on the combination of both views, but many authors have attested to the theorical synergy of combining both the internal and external perspectives, which is also the opted position of this research paper. Therefore, a multiple case study was chosen as methodology to prompt the primary elements of three different and emblematic cases, chosen by their marketshare and constitutive characteristics, containing a traditional meat processor, an established foodtech and a growing one. Secondary data collection was used in conjunction with interviews with managers and people of interest, triangulating the information in order to guarantee validity and reliability. The data analysis, set as a multiple case-study, was performed by means of content analysis (Krippendorff, 2018) supported by a historical mapping from the three selected organizations and, in conjunction with a categorization of resources whose codification was based on a deductive process raising resources from all data in interviews with managers and employees. The main findings allowed for the creation of a typology based on key resources, highlighting physical/organizational, reputational and technological resources. These results were discussed considering MBV and RBV and their implications were explored to contribute to practical actions aimed at fomenting the plant-based meat market and supporting the strategic decisions of its players. Theoretically, the study advanced definitions of resources and their relationship with strategic positioning. Finally, all limitations were presented, especially those related to the chosen scope of this research, and a research agenda was presented with other investigations that could trace back their origin to this research and expand on it.
Collections
- Dissertações [431]