Inovação no Brasil : como as empresas percebem as barreiras à inovação e conseguem inovar no país
Resumo
Resumo: A relação entre inovação com o crescimento econômico de um país e o uso desta ligação com a prosperidade de sua população é ponto de estudo recorrente sob as óticas teóricas e práticas. Entretanto, existe uma lacuna de estudos no contexto de empresas em países em desenvolvimento, bem como das distinções que levam em. conta o porte da organização. Este estudo adentra nesta seara e busca, como objetivo geral, analisar como as pequenas e médias empresas (PMEs) e as grandes empresas instaladas no Brasil percebem as barreiras à inovação e, ainda assim, conseguem inovar em um contexto de país em desenvolvimento. Para o desenvolvimento deste estudo, foram utilizadas técnicas de pesquisa qualitativa a partir da estratégia de múltiplos casos com grandes empresas e PMEs nas áreas de serviços, bens de consumo duráveis e não-duráveis, instaladas no eixo formado pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Os dados foram coletados com seis empresas e oito especialistas. As barreiras e os mecanismos permissores foram classificados em internos e externos em relação as fronteiras da organização e de acordo com referências da literatura existente. As contribuições do trabalho se situam na esfera teórica via o aprofundamento da percepção das barreiras existentes e dos mecanismos utilizados pelas empresas para inovar no contexto de um país em desenvolvimento. Na esfera prática, como uma contribuição para estudiosos do tema, praticantes e formuladores de políticas públicas que podem se basear nos achados aqui apresentados para planejar e implementar ações que busquem melhorar o desenvolvimento de inovações no contexto nacional. Na esfera social, sob o aspecto da melhoria do nível de inovação e na sua ligação com o crescimento econômico do país, nossas conclusões sobre o nível diferente de impactos das barreiras e dos mecanismos utilizados pelas empresas, assim como a assimetria de ocorrências de barreiras internas ocorrendo mais em grandes empresas e barreiras externas ocorrendo mais em PMEs, e de modo análogo para os mecanismos, podem ajudar, em conjunto com outros estudos, a melhor compreender a dinâmica aqui explorada e permitir um número maior de inovações para as empresas e, espera-se, prosperidade de seus habitantes. Abstract: The relationship between innovation and a country’s economic growth and the use of this link with the prosperity of its population is a recurring point of study from theoretical and practical perspectives. However, there is a gap in studies in the context of companies in developing countries and distinctions according to the size of the organization. This study enters this area and seeks, as a general objective, to analyze how small- and medium-sized companies (SMEs) and large companies located in Brazil perceive the barriers to innovation and, even so, manage to innovate in a developing country context. To develop this study, qualitative research techniques were used based on a multiple case strategy with large companies and SMEs in the areas of services and durable and non-durable consumer goods, located in the axis formed by the states of Paraná, Santa Catarina, and São Paulo. Data were collected from six companies and eight experts. Barriers and enabling mechanisms were classified as internal and external concerning the organization’s borders and according to references in the existing literature. The contributions of this work are located in the theoretical sphere via the deepening of the perception of existing barriers and the mechanisms used, both within organizations, for innovation in a developing country. In the practical sphere, with the contribution of scholars on the subject, practitioners and public policymakers can base themselves on the findings presented here to plan and implement actions that seek to improve the development of innovations in the national context. in the social sphere, to improve the level of innovation and in connection with the country’s economic growth, our conclusions can help, together with other studies, to better understand the dynamics explored here and allow for a greater number of innovations for companies and, it is hoped, prosperity for its inhabitants.
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