Os humores nos romances de Lourenço Mutarelli
Resumo
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar o humor, suas variedades e respectivos mecanismos, assim como suas funções, sentidos e desdobramentos, nos romances do escritor e quadrinista brasileiro Lourenço Mutarelli. Examina o humor literário narrativo do ponto de vista linguístico, considerando os estudos de Mikhail Bakhtin, Vladímir Propp e Luiz Carlos Travaglia; historiográfico, a partir das observações de Georges Minois e Quentin Skinner; e filosófico, fundamentado nas reflexões de Henri Bergson e Yves de La Taille (entre outros). Analisa os romances de Mutarelli sob dois aspectos, em especial: o humor e o grotesco. Mais pontualmente, investiga a fundo os recursos humorísticos, como a quebra de expectativa e o exagero, em Jesus kid (2021); o grotesco, o obsceno e a violência, em O filho mais velho de deus e/ou livro IV (2018); o humor existencial, o humor sombrio e a ironia em O cheiro do ralo (2011); e o processo de se fazer o humor como um meio de cura dos males da existência. Percebe que os recursos humorísticos mais utilizados nos romances orientam a narrativa para a estreita ligação do humor mutarelliano com o grotesco e o coprológico, cujo efeito se dá no específico humor triste do autor. Abstract: The present work aims to analyze humor, its varieties and respective mechanisms, as well as its functions, meanings and developments, in the novels of the Brazilian writer and comic artist Lourenço Mutarelli. It examines narrative literary humor from a linguistic point of view, considering the studies of Mikhail Bakhtin, Vladímir Propp and Luiz Carlos Travaglia; historiographical, based on the observations of Georges Minois and Quentin Skinner; and philosophical, based on the reflections of Henri Bergson and Yves de La Taille (among others). It analyzes Mutarelli's novels from two aspects, in particular: humor and the grotesque. More specifically, it investigates in depth the humorous resources, such as the breach of expectations and exaggeration, in Jesus kid (2021); the grotesque, the obscene and violence, in O filho mais velho de deus e/ou IV (2018); existential humor, dark humor and irony in O cheiro do ralo (2011); and the process of using humor as a means of curing the ills of existence. It realizes that the humorous resources most used in the novels guide the narrative towards the close connection of Mutarellian humor with the grotesque and the coprological, the effect of which is seen in the author's specific sad humor.
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- Teses [216]