dc.contributor.advisor | Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950- | pt_BR |
dc.contributor.other | Morales, Leiko Matsubara | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Flávio Ricardo Medina de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T17:10:30Z | |
dc.date.available | 2024-12-12T17:10:30Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93741 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Profª Drª Leiko Morales | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/06/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta tese problematiza a função formadora do livro didático utilizado em cursos de formação de professores de língua japonesa, buscando evidências de sua influência nessa formação, tanto em nível teórico quanto prático. Para isso, estabeleço um olhar teórico sobre o objeto "livro didático" que entrecruze de maneira coerente os arcabouços teóricos encontrados na área de Pesquisa em Educação (como Forquin, Chervel, Williams e Goodson), em especial no campo conhecido como Manualística (Escolano e Viñao Frago), e aqueles advindos da Linguística Aplicada, em especial da compreensão dialógica de língua, cultura e discursos (Círculo de Bakhtin). Com essa finalidade, realizo uma revisão bibliográfica desses dois campos, estabelecendo relações de um com o outro e também com o objeto empírico. Do conjunto teórico de autores da Pesquisa em Educação e da Manualística, extraio elementos para compreender processos como escolarização, cultura escolar, curricularização, disciplinarização e finalmente o livro como artefato visível e de longa permanência na cultura escolar. Esses conceitos permitem entender que os livros fazem parte do currículo pré-ativo das disciplinas e que é possível aferir informações importantes dessas disciplinas por meio da análise de elementos visíveis neles presentes. Por outro lado, a ancoragem em uma visão de linguagem e cultura baseada nos escritos do Círculo de Bakhtin permite compreender o livro didático como enunciado concreto de uma rede dialógica de discursos sociais e históricos que se apropria de discursos externos, concretizado na forma de um gênero textual que se apropria de outros gêneros e produz os seus próprios, no contexto de um horizonte discursivo, expressando ideologias e que utiliza uma série de gêneros discursivos em sua materialização. Como forma de verificar possibilidades geradas por esse novo olhar que entrecruza os dois campos, realizo uma análise de dois livros didáticos, Minna no Nihongo e Marugoto, utilizados amplamente em licenciaturas de instituições públicas de ensino superior brasileiras até o ano de 2020. Busco compreender qual é a relação dialógica que se dá entre esses livros e seus interlocutores, alunos e professores, e qual a relação desses livros com a cultura escolar em que estão inseridos. Por meio dessa análise, foi constatado que o Minna no Nihongo pressupõe interlocutores passivos e não concede a eles espaço para responsividade ativa, expressando uma visão de língua e cultura estanque e monolítica. O livro Marugoto, apesar de mais recente e de apresentação gráfica mais moderna, exibe marcas similares em boa parte de seu conteúdo, ainda que haja em alguns momentos esboços de movimentos na direção de uma relação dialógica mais aberta com seus interlocutores. Com base nas evidências empíricas apresentadas e considerando que, em disciplinas de língua estrangeira, língua e cultura estrangeira assumem a posição de objeto de ensino e conteúdo, de forma que se constituem como elemento principal do seu currículo, argumento que na formação de professores de línguas estrangeiras os livros didáticos que abordam língua e cultura desempenham papel formador relevante na concepção e prática de ensino dos futuros professores. Eles influenciam o conhecimento tanto sobre o conteúdo quanto sobre os métodos de ensino. A relevância dessa questão está relacionada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N. 9.394/96 que, por meio de normatizações dela decorrentes, orienta concepções de linguagem e cultura no ensino de línguas estrangeiras modernas, privilegiando métodos que buscam superar procedimentos de repetição e imitação de regras gramaticais e vocabulário, evitando visões monolíticas de cultura. Por fim, destaco a relevância de se ampliar a compreensão dos livros didáticos no campo da Manualística, ainda pouco explorada nos estudos sobre ensino de japonês e línguas estrangeiras em geral. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This thesis addresses the formative role of textbooks used in Japanese language teacher training courses, seeking evidence of their influence on this formation at both theoretical and practical levels. To this end, I establish a theoretical perspective on the "textbook" object, coherently intertwining the theoretical frameworks found in the field of Educational Research (such as Forquin, Chervel, Williams, and Goodson), particularly in the field known as Textbook Studies (Escolano and Viñao Frago), and those derived from Applied Linguistics, especially from the dialogical understanding of language, culture, and discourses (Bakhtin Circle). With this purpose, I conduct a literature review of these two fields, establishing relationships between them and with the empirical object as well. From the theoretical set of authors in Educational Research and Textbook Studies, I extract elements to understand processes such as schooling, school culture, curricularization, disciplinarization, and finally, the textbook as a visible and long-lasting artifact in school culture. These concepts allow us to understand that textbooks are part of the pre-active curriculum of subjects and that it is possible to derive important information about these subjects through the analysis of visible elements within them. On the other hand, anchoring in a view of language and culture based on the writings of the Bakhtin Circle allows us to understand the textbook as a concrete utterance within a dialogical network of social and historical discourses that appropriates external discourses, materialized in the form of a textual genre that appropriates other genres and produces its own within the context of a discursive horizon, expressing ideologies and utilizing a series of discursive genres in its materialization. As a way of verifying possibilities generated by this new perspective that intertwines the two fields, I conduct an analysis of two textbooks, "Minna no Nihongo" and "Marugoto", widely used in teacher training programs at Brazilian public higher education institutions until 2020. I seek to understand the dialogical relationship between these books and their interlocutors, students, and teachers, as well as the relationship of these books with the school culture in which they are embedded. Through this analysis, it was found that "Minna no Nihongo" assumes passive interlocutors and does not grant them space for active responsiveness, expressing a static and monolithic view of language and culture. The "Marugoto" textbook, although more recent and with a more modern graphic presentation, exhibits similar traits in much of its content, although there are occasional signs of movements towards a more open dialogical relationship with its interlocutors. Based on the empirical evidence presented, and considering that in foreign language courses, foreign language and culture assume the position of teaching object and content, thus constituting the main element of their curriculum, I argue that in the training of foreign language teachers, textbooks that address language and culture play a significant formative role in the teaching conception and practice of future teachers. They influence both content knowledge and teaching methods. The relevance of this issue is related to the Brazilian Law of Guidelines and Bases of National Education N. 9,394/96, which, through resulting regulations, guides conceptions of language and culture in the teaching of modern foreign languages, favoring methods that seek to overcome procedures of repetition and imitation of grammar rules and vocabulary, avoiding monolithic views of culture. Finally, I emphasize the importance of expanding the understanding of textbooks within the field of Textbook Studies, which is still underexplored in studies on Japanese and foreign language teaching in general. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua japonesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Análise discursiva dialógica de livros didáticos para o ensino de língua japonesa : seu papel formador na licenciatura | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |