Rádio escolar como prática pedagógica educomunicativa : narrativas e percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Resumo: O presente estudo integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná. O objetivo deste estudo é analisar as práticas pedagógicas educomunicativas desenvolvidas em uma proposta de rádio escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Para iniciar, pautou-se as reflexões em arcabouço teórico, envolvendo tecnologias em práticas pedagógicas, ao que cabe destacar as contribuições de Almeida e Silva (2018). Para contextualizar o papel da Comunicação na Educação, apoiou-se em Freire (1967; 1996; 2013) e Martín-Barbero (2021). Ao delinear a relação entre Educação, Comunicação e Tecnologia, buscando-se compreender o conceito de Educomunicação, obteve-se aporte em Soares (2011) e Citelli (2011). Para o entendimento de ecossistema educomunicativo e das práticas pedagógicas educomunicativas, pautou-se em Sartori (2021; 2023). Metodologicamente, fundamentou-se nos pensamentos de Creswell (2010), para desenvolver uma pesquisa exploratória de enfoque qualitativo, com o olhar sobre a seguinte questão: Como têm sido desenvolvidas as práticas pedagógicas educomunicativas em uma proposta de rádio escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para responder à questão, com base em Clandinin e Connelly (2015), optou-se pela pesquisa narrativa como estratégia investigativa e envio de questão aberta via formulário digital como instrumento de coleta de dados. Estabeleceu-se como lócus da pesquisa a Escola Municipal Araucária, pertencente à Rede Municipal de Ensino de Curitiba e como participantes docentes integrantes do Quadro Permanente do Magistério Municipal de Curitiba. A partir da análise dos resultados, responde-se ao problema de pesquisa, considerando-se que as práticas pedagógicas educomunicativas têm se desenvolvido com protagonismo estudantil, integração entre estudantes e espírito colaborativo, em um contexto escolar de integração com tecnologias. No estudo, identificou-se que as práticas pedagógicas educomunicativas, desenvolvidas na proposta de rádio escolar, têm potencializado a difusão de conceitos de cidadania, o desenvolvimento da oralidade, a ampliação de vocabulário e o enriquecimento de repertório dos estudantes. A análise revelou que a realização da rádio escolar envolve aspectos desafiadores como a disponibilidade de recursos tecnológicos, em que se entende como subliminar as percepções docentes à necessidade de ter o conhecimento sobre a funcionalidade de tais dispositivos. Outro desafio refere-se ao aceite e ao envolvimento da equipe diretiva com a proposta de rádio escolar. Abstract: The present study is part of the line of research Teaching Theories and Practices in Basic Education, of the Postgraduate Program in Education: Teaching Theory and Practice, at the Federal University of Paraná. The objective of this study is to analyze the educommunicative pedagogical practices developed in a school radio proposal in the Initial Years of Elementary School, in a public school in the Municipal Education Network of Curitiba. To begin, we sought to base the reflections on a theoretical framework, involving technologies in pedagogical practices, with emphasis on the contributions of Almeida e Silva (2018). To contextualize the role of Communication in Education, we relied on Freire (1967; 1996; 2013) and Martín-Barbero (2021). When outlining the relationship between Education, Communication and Technology, seeking to understand the concept of Educommunication, support was obtained from Soares (2011) and Citelli (2011). For the understanding of the educommunicative ecosystem and educommunicative pedagogical practices, learn from Sartori (2021; 2023). Methodologically, it was based on the thoughts of Creswell (2010), to develop an exploratory research with a qualitative focus, looking at the following question: How have educommunicative pedagogical practices been developed in a school radio proposal in the Initial Years of Elementary School? To answer the question, based on Clandinin and Connelly (2015), we opted for narrative research as an investigative strategy and sending an open question via digital form as a data collection instrument. The Araucária Municipal School, belonging to the Municipal Education Network of Curitiba, was established as the locus of research. Participants were teachers who are members of the Permanent Framework of the Municipal Teaching of Curitiba. From the analysis of the results, the research problem is answered, considering that educommunicative pedagogical practices have developed with student protagonism, integration between students and a collaborative spirit, in a school context of integration with technologies. In the study, it was identified that educommunicative pedagogical practices, developed in a school radio proposal, have enhanced the dissemination of concepts of citizenship, the development of orality, the expansion of vocabulary and the enrichment of students' repertoire. The analysis revealed that the implementation of school radio involves challenging aspects such as the availability of technological resources, which also means sublimating teachers' perceptions to the need to have knowledge about the functionality of such devices. Another challenge refers to the acceptance and involvement of the management team with the school radio proposal.
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