A estética intermidiática e memorialística de Adriana Lisboa em Sinfonia em Branco
Resumo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença das mídias e o caráter memorialístico na prosa da escritora brasileira contemporânea Adriana Lisboa a partir da investigação do romance Sinfonia em Branco (2001). A estética intermidiática foi abordada tendo em vista a picturalidade do romance, assim como a compreensão da relação entre as diversas expressões artísticas em Caligrafia (2004) e na recémlançada obra multimídia Realejo de vida e morte (um roteiro de Jocy de Oliveira) e Realejo dos mundos (um romance de Adriana Lisboa, 2023). A pesquisa também buscou mapear as outras mídias presentes no romance Sinfonia em Branco (2001) como, por exemplo, a escultura, a fotografia, e de que forma essas expressões artísticas acrescentam várias camadas de interpretação para o texto literário. Objetivando alcançar esses propósitos, foi trilhado um percurso metodológico baseado, primeiramente, na investigação minuciosa das potencialidades pictóricas no texto de Adriana Lisboa para, em seguida, recorrer-se aos pressupostos teóricos, principalmente, os que estão fundamentados por Liliane Louvel, Irina Rajewsky, J. T. Mitchel, Claus Clüver, entre outros. A abordagem memorialística, por sua vez, delineou-se a partir da catalogação das diversas camadas temporais que compõem o romance e a maneira pela qual elas se apresentam na narrativa, que se configura como uma bricolagem temporal. Investigou-se, da mesma forma, o papel da memória em Sinfonia em Branco e a maneira através da qual ela estrutura o próprio romance, servindo-lhe de eixo condutor. A memória em Sinfonia em Branco (2001) é a memória dos traumas dos crimes vivenciados ou testemunhados e a memória do amor entre Tomás e Maria Inês – a garota de branco, referência à tela Sinfonia em Branco n. 1: A garota de branco, do artista plástico norte-americano James McNeill Whistler. A fundamentação teórica para esse núcleo da pesquisa foi pautada, principalmente, em Paul Ricoeur, entretanto, outros teóricos também apoiaram os argumentos, dentre eles Jeanne Marie Gagnebin e Marcio Seligmann-Silva. O traço memorialístico a partir do trauma e das cicatrizes das personagens, além de diversas metáforas visuais abordadas na tese, auxiliam na potencialização imagética do romance, unindo a análise dos dois eixos propostos ? a intermidialidade e a memória. Abstract: The aim of this research was to analyze the presence of medias and the memoiristic character in the prose of the contemporary Brazilian writer Adriana Lisboa, based on a study of the novel Sinfonia em Branco (2001). The intermedia aesthetics were addressed through pictoriality, as well as an understanding of the relationship between the different artistic expressions in Caligrafia (2004) and the recently released multimedia work Realejo de Vida e Morte (a script by Jocy de Oliveira) and Realejo dos Mundos (a novel by Adriana Lisboa, 2023). The research also sought to map the other medias presented in the novel Sinfonia em Branco (2001) such as, sculpture and photography, and how these artistic expressions add several layers of interpretation to the literary text. To achieve these goals, a methodological approach was followed, initially based on a meticulous study of the pictorical potentialities in Adriana Lisboa's text in order to resort later to theoretical assumptions, such as those based on the work of Liliane Louvel, Irina Rajewsky, J. T. Mitchel, Claus Clüver, among others. The memoiristic approach, in turn, was delineated from the cataloging of different temporal layers that make up the novel and the manner in which they are presented in the narrative, which is configured as a temporal bricolage. In the same way, the role of the memory in Sinfonia em Branco was investigated and how it structures the novel itself, serving as its guiding thread. The memory in Sinfonia em Branco (2001) is the memory of the traumas of crimes experienced or witnessed and the memory of love between Tomás and Maria Inês – the girl in white, a reference to the painting Symphony in White n. 1: The White Girl, by the American artist James McNeill Whistler. The theoretical foundation for this core of research was based mainly on Paul Ricoeur. However, other theorists also supported the arguments, among them Jeanne Marie Gagnebin and Marcio Seligmann-Silva. The memoiristic trait of the characters’ traumas and scars, along with various visual metaphors addressed in the thesis, help to enhance the novel’s imagistic aspects, uniting the two proposed threads of intermediality and memory.
Collections
- Teses [230]