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    Análise das exportações e importações de erva-mate do Brasil no período de 2011 a 2020

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    R_E_MARCOS_BATISTA_PASSOS.pdf (662.5Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Passos, Marcos Batista
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A erva-mate é um dos produtos florestais não madeireiros mais importantes do Brasil, sendo uma tradição cultural antiga na região sul do país o seu consumo na forma de chimarrão e tereré. De ocorrência natural restrita ao Brasil, Paraguai e Argentina, atualmente, o mate se encontra em todas as regiões do planeta, apresentando uma diversidade de usos e aplicações. A comercialização internacional de mercadorias possibilita o desenvolvimento socioeconômico do país, o aumento da produtividade e qualidade dos produtos, tornando-o mais competitivo e efetivo no mercado. Devido à importância econômica, social e ambiental que este produto representa para o país, e especificamente para a região sul, torna-se necessário uma fonte de dados sólida e atual deste setor para subsidiar o planejamento estratégico e a formulação de políticas públicas. Dentro deste contexto, o principal objetivo deste estudo foi descrever, analisar e interpretar o histórico da comercialização internacional de erva-mate do Brasil no período de 2011 a 2020. Através de seu código no Sistema Harmonizado (HS), foram obtidos os dados de volumes e valores comercializados de erva-mate exportados e importados pelo Brasil neste período. Os resultados apontaram uma participação brasileira de 47% nas exportações mundiais de mate, sendo o Uruguai o principal destino deste produto, com participação média superior a 83%. As importações de erva-mate pelo Brasil são provenientes, em grande maioria, da Argentina e, mais recentemente, do Paraguai. Foi recomendado investimentos em pesquisas voltadas à busca de novos mercados e novas alternativas de uso, assim como um maior apoio entre instituições públicas e privadas e entre os estados e países produtores de erva-mate.
     
    Abstract: Yerba mate is one of the most important non-timber forest products in Brazil, and its consumption in the form of chimarrão and terere is an ancient cultural tradition in the southern region of the country. Naturally occurring restricted to Brazil, Paraguay and Argentina, mate is currently found in all regions of the planet, presenting a diversity of uses and applications. The international sale of goods enables the country's socioeconomic development, increased productivity and product quality, making it more competitive and effective in the market. Due to the economic, social and environmental importance that this product represents for the country, it is necessary to have a solid and current data source for this sector to support strategic planning and the formulation of public policies. Within this context, the main objective of this study was to describe, analyze and interpret the history of the international market of yerba mate in Brazil in the period from 2011 to 2020. Through its code in the Harmonized System (HS), volume data and commercialized values of yerba mate exported and imported by Brazil were obtained in this period. The results pointed to a 47% Brazilian participation in world mate exports, with Uruguay being the main destination for this product, with an average share above 83%. Imports of yerba mate by Brazil come, in great majority, from Argentina and, more recently, from Paraguay. Investments in research aimed at finding new markets and new alternatives for use were recommended, as well as greater support between public and private institutions and between states and countries that produce yerba mate.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93561
    Collections
    • MBA em gestão florestal [453]

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