Crespografia, a semiótica capilar crespa : educação e experiência estética afrocentrada Brasil-Moçambique
Resumo
Resumo: Esta investigação visa analisar modalidades de experiências estéticas e identificar formas de transmissão de técnicas corporais afrocentradas (ASANTE, 2009) identificadas em contextos de socialização voltados para o embelezamento capilar crespo, denominado o salão de beleza étnico. O foco da pesquisa se restringe a dois espaços distintos: o primeiro está localizado no Brasil e o segundo em Moçambique, pois nos interessa perceber rupturas e continuidades na forma de embelezamento dos grupos sociais negros – brasileiros e moçambicanos – que buscam opções de cuidados com os cabelos cresposcarapinhas na dimensão da ancestralidade negro-africana (DIOP), de ‘memória viva’ (HAMPATÉ BÂ) de enaltecer a cultura africana e da beleza negra pelo mundo. Multifacetada a perspectiva teórica e metodológica segue de forma dialógica com a realidade empírica de base qualitativa com imersão no campo de pesquisa inspirada na etnografia crítica, nas escrevivências de (EVARISTO) e na pedagogia transgressora de (bell hooks). Além da linguagem visual que a fotografia de campo permite e os dados quantitativos com perfil de clientes, algumas perguntas norteadoras perpassam a escrita, tais como: Qual o perfil do público que busca experimentar tranças e dreads? A escolha individual tem implicação no ambiente de convivência? Há pressão social diante da escolha da aparência capilar crespa? A reflexão aqui apresentada versa sobre os processos de ensino-aprendizagem incorporados ao locus de trabalho "salão de beleza étnico" - com ênfase no manejo com os crespos - objetiva identificar formas de transmissão do conhecimento pautadas pela oratura através da experiência estética. Dentre os resultados de pesquisa: 1. possibilita formas de emancipação estética negro-africana de mulheres e homens; 2. impulsiona a geração de renda e a autonomia profissional. De outra feita, os salões de beleza étnicos configuram espaços que refletem o legado ancestral transmitido de geração a geração, dados culturais de cuidados e conhecimentos, como as técnicas e elaboração dos penteados, a exemplo, de trançados e dreads. Abstract: This investigation aims to analyze modalities of aesthetic experiences and identify forms of transmission of Afro-centered body techniques (ASANTE, 2009) aimed at specific socialization contexts for curly hair beautification, referred to as ethnic beauty salons. The focus of the research is restricted to two distinct spaces: the first is located in Brazil and the second in Mozambique, as we are interested in discovering ruptures and continuities in the form of beautification of black social groups – Brazilians and Mozambicans – who seek care options for their frizzy-curly hair in the dimension of black-African ancestry (DIOP), of 'living memory' (HAMPATÉ BÂ) of praising African culture and black beauty around the world. Multifaceted, the theoretical and methodological perspective follows in a dialogic way with the qualitative-based empirical reality with immersion in the field of research inspired by critical ethnography, the proven writings of (EVARISTO) and the transgressive pedagogy of (bell hooks). In addition to the visual language that field photography allows and the quantitative data with customer profiles, some guiding questions permeate the writing, such as: What is the profile of the public looking to try braids and dreads? Does individual choice have implications for the living environment? Is there social pressure when choosing a curly hair appearance? The reflection here is about the teaching-learning processes incorporated into the "ethnic beauty salon" work locus - with an emphasis on handling frizz - aiming to identify ways of transmitting knowledge guided by orature through aesthetic experience. Among the research results: 1. enables forms of black-African aesthetic emancipation for women and men; 2. boost income generation and professional autonomy. On the other hand, ethnic beauty salons are spaces that reflect the ancestral legacy transmitted from generation to generation, cultural data of care and knowledge, such as techniques and creation of hairstyles, for example, braids and dreadlocks.
Collections
- Teses [464]