Análise de fatores relacionados na Performance Acadêmica dos Alunos : um estudo de caso com regressão linear simples e múltipla
Resumo
Resumo: Este trabalho busca investigar se fatores socioeconômicos e comportamentais estão relacionados ao desempenho acadêmico de alunos de uma universidade sul-africana situada na cidade de Stellenbosch. A pesquisa contou inicialmente com uma população de 406 indivíduos, distribuídos em 15 variáveis independentes e uma variável dependente, que é a Média Acadêmica do Ano de 2023. No entanto, após a exclusão de 73 estudantes que não estavammatriculados no ensino superior em 2023, a amostra final consistiu em 333 indivíduos. Para investigar a relação entre as variáveis independentes e a variável dependente, foram aplicados modelos de regressão linear simples e múltipla. Na primeira etapa, a regressão linear simples foi utilizada para avaliar o impacto isolado de cada variável independente sobre a média acadêmica. Esse procedimento permitiu identificar quais variáveis possuíam uma relação significativa com o desempenho acadêmico individualmente. Posteriormente, foi empregado o modelo de regressão linear múltipla para avaliar o efeito conjunto das variáveis independentes. Essa abordagem permitiu controlar a influência de cada variável enquanto se analisava o impacto das outras, oferecendo uma visão mais abrangente das interações complexas entre os diferentes fatores. A análise de variância foi utilizada para avaliar o efeito das variáveis independentes no modelo múltiplo. Essa análise ajudou na seleção das variáveis significativas que compõem o modelo final, permitindo a construção de ummodelo robusto para explicar as variações na média acadêmica dos estudantes. Apesar dos indícios, o estudo explica pouco quais fatores socioeconômicos e comportamentais são relevantes ou não para o desempenho do aluno, sugerindo a necessidade de novos estudos Abstract: This study seeks to investigate whether socioeconomic and behavioral factors are related to the academic performance of students at a South African university located in the city of Stellenbosch. Initially, the research involved a population of 406 individuals, distributed across 15 independent variables and one dependent variable, which is the Academic Average of the Year 2023. However, after excluding 73 students who were not enrolled in higher education in 2023, the final sample consisted of 333 individuals. To investigate the relationship between the independent variables and the dependent variable, simple and multiple linear regression models were applied. In the first stage, simple linear regression was used to evaluate the isolated impact of each independent variable on the academic average. This procedure allowed for identifying which variables had a significant relationship with academic performance individually. Subsequently, a multiple linear regression model was employed to evaluate the joint effect of the independent variables. This approach allowed for controlling the influence of each variable while analyzing the impact of others, providing a more comprehensive view of the complex interactions among different factors. Analysis of variance was used to assess the effect of the independent variables in the multiple model. This analysis helped select the significant variables that make up the final model, allowing the construction of a robust model to explain variations in the students’ academic averages. Despite the indications, the study provides little explanation of which socioeconomic and behavioral factors are relevant or not to student performance, suggesting the need for further studies
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- Data Science & Big Data [138]