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dc.contributor.advisorDias, Barbara Galleli, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorHenrique, Jeferson Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-26T18:43:59Z
dc.date.available2024-11-26T18:43:59Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93417
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Bárbara Galleli Diaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 26/02/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A atual crescente instabilidade global exige um exame mais atento do desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES) relativamente aos desafios do Desenvolvimento Sustentável (DS). Empregamos a teoria das Variedades do Capitalismo (VoC) para investigar como as dimensões institucionais nacionais impactam o desempenho sustentável das IES e suas ações relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A nossa base de dados tem como referência o Ranking de Impacto do Times Higher Education (THE) e abrange o período de 2019 a 2023, totalizando 3.749 IES, em 59 países. Incorpora os índices nacionais em nível institucional, a maioria proveniente da base de dados do Banco Mundial. A partir da análise quantitativa de dados em painel, os resultados revelam uma influência significativa de cada dimensão nas IES, enfatizando que os países caracterizados por elevada liberdade económica, desenvolvimento humano consistente e regras de governança bem estabelecidas contribuem mais para o DS. Também introduzimos uma estrutura para analisar o contexto exógeno de conformidade institucional para as organizações, destacando que as nações que se destacam pela liberdade econômica (capitalismo de oceano) superam aquelas com maior coordenação (capitalismo de aquário). As conclusões destacam a importância da consideração das dimensões do capitalismo nacional na formulação de estratégias para as IES e oferecem contribuições significativas para um campo de pesquisa pouco explorado. Ao introduzir uma nova perspectiva analítica, a pesquisa proporciona insights valiosos para a formulação de políticas governamentais que promovam práticas sustentáveis. As contribuições teóricas enriquecem os domínios da sustentabilidade e da educação para o DS, fornecendo dados estruturados anteriormente ausentes na literatura. Socialmente, o estudo desafia a concepção tradicional de "melhor universidade" em termos de DS, considerando a realidade econômica das instituições e alinhando-se aos ODS, evidenciando a correlação positiva entre os ODS e a melhoria de indicadores sociais como pobreza, desigualdade de gênero, fome e desemprego nas classificações globais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The escalating global instability demands a closer examination of Higher Education Institutions' performance toward Sustainable Development (SD) challenges. We employ the Varieties of Capitalism (VoC) theory to investigate how national institutional dimensions impact HEIs' sustainable performance and their actions related to the 17 Sustainable Development Goals (SDGs) - focusing on the Times Higher Education (THE) Impact Ranking. Our database spans 2019 to 2023, covering 3,749 HEIs in 59 countries. It incorporates the national institutional-level indexes, most from the World Bank database. Through quantitative panel data analysis, we developed robust econometric models to scrutinize the relationship between VoC dimensions (labor, finance, inter-firm relations, education, and governance) and HEIs' sustainable performance. The results reveal a significant influence of each dimension on HEIs, emphasizing that countries characterized by elevated economic freedom, consistent human development, and well-established governance rules contribute more to SD. We also introduce a framework to analyze the exogenous context of institutional conformity for organizations, highlighting that nations that embrace economic freedom (ocean capitalism) outperform those with greater coordination (aquarium capitalism). The conclusions highlight the importance of considering the dimensions of national capitalism when formulating strategies for HEIs and offer significant contributions to an underexplored field of research. The research provides valuable insights for formulating government policies that promote sustainable practices by introducing a new analytical perspective. The theoretical contributions enrich sustainability and SD education by providing structured data previously absent in the literature. Socially, the study challenges the traditional conception of "best university" in terms of SD, considering the economic reality of institutions and aligning with the SDGs, highlighting the positive correlation between the SDGs and the improvement of social indicators such as poverty, inequality of gender, hunger and unemployment in global rankings.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleOcean or aquarium capitalism : a study on the performance of higher education institutions in global sustainable rankings and the national contextpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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