dc.contributor.advisor | Dias, Barbara Galleli, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.creator | Mazzo, Gabriel Gusso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T18:40:27Z | |
dc.date.available | 2024-11-26T18:40:27Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93416 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Bárbara Galleli | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 28/02/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A Agenda 2030 da ONU, estabelecida em 2015, delineia metas globais para erradicar a pobreza, gerir recursos de forma sustentável e promover a prosperidade em harmonia com a natureza, representadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Devido à sua natureza transformadora, a educação é reconhecida como peça central para alcançar tais objetivos, com especial atenção aos cursos de administração, por formarem futuros gestores das organizações, sendo orientados a incorporar a Gestão Responsável (GR) no ensino, em busca de equilíbrio entre aspectos sociais, ambientais, políticos, territoriais, culturais e econômicos. Este estudo investiga como a Educação para a Gestão Responsável (EGR) vem sendo institucionalizada nos cursos de Administração em IES brasileiras, utilizando uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas e análise documental, interpretadas através da Análise Temática com o auxílio do software ATLAS.ti. Os resultados indicam uma gradual aproximação das IES com a EGR, influenciadas por demandas de mercado, pressões normativas e reconhecimento internacional, embora enfrentem desafios como lentidão e dificuldade em efetivar mudanças profundas. Destaca-se a importância da Alta Gestão das IES e dos docentes para avançar na EGR. O estudo também enfatiza a necessidade de considerar o contexto organizacional e externo, assim como a influência contínua do processo de Sensemaking. Como contribuições práticas propõe-se a atuação em rede e networking como formas de acelerar os primeiros estágios da institucionalização da EGR. Contribuições teóricas incluem a validação de um framework e o aprofundamento da teoria institucional. Além disso, o estudo avança na compreensão da influência do PRME e dos incentivos para a adoção da educação sustentável na América Latina. O estudo traz contribuições sociais ao estimular a formação de gestores responsáveis e incentivar a participação governamental, por meio de legislação e regulamentações. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The UN's 2030 Agenda, established in 2015, outlines global goals to eradicate poverty, manage resources sustainably, and promote prosperity in harmony with nature, as represented by the Sustainable Development Goals (SDGs). Due to its transformative nature, education is recognized as a central piece in achieving these objectives, with particular attention given to management courses for forming future organizational leaders. These courses are directed to incorporate Responsible Management (RM) in teaching, aiming for a balance among social, environmental, political, territorial, cultural, and economic aspects. This study investigates how Responsible Management Education (RME) is being institutionalized in Brazilian higher education management courses, using a qualitative approach with semistructured interviews and document analysis, interpreted through Thematic Analysis aided by ATLAS.ti software. The results indicate a gradual alignment of institutions with RME, influenced by market demands, normative pressures, and international recognition, though facing challenges such as slow progress and difficulty in effecting profound changes. The importance of institutional senior management and faculty in advancing RME is emphasized. The study also underscores the need to consider organizational and external contexts, as well as the ongoing influence of Sensemaking processes. Practical contributions suggest networking and collaboration to accelerate the initial stages of RME institutionalization. Theoretical contributions include validating a framework and deepening institutional theory. Additionally, the study enhances understanding of the influence of the PRME and incentives for adopting sustainable education in Latin America. Social contributions include fostering the formation of responsible managers and promoting governmental participation through legislation and regulations. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento institucional | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.title | A institucionalização da educação para a gestão responsável em cursos de administração | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |