Letramento corporal no ciclismo educacional : análise das contribuições e desafios da inserção da bicicleta nas aulas de educação física escolar
Resumo
Resumo: Esta pesquisa fundamentou-se no conceito de Letramento Corporal de Whitehead (2019), articulou-se com a Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner (2011) e teve como ferramenta de aplicabilidade a bicicleta. Buscou-se implementar o Ciclismo Educacional nas aulas de Educação Física Escolar com vistas a desenvolver o Letramento Corporal de estudantes do Ensino Fundamental. Articulando teoria e prática essa pesquisa estabeleceu como objetivo geral compreender os aspectos contributivos e desafiadores da prática de Ciclismo Educacional com estudantes do Ensino Fundamental, articulando-o ao Letramento Corporal e, como objetivos específicos, buscou-se discutir a aplicabilidade e a efetividade do ensino de Ciclismo Educacional nas aulas de Educação Física escolar; identificar as possíveis contribuições pedagógicas do ensino de Ciclismo Educacional para estudantes do Ensino Fundamental sob a percepção dos participantes; verificar alterações na satisfação acadêmica dos estudantes, após a participação nas aulas de Ciclismo Educacional, e compreender aspectos de ensino-aprendizagem de Ciclismo Educacional com estudantes do Ensino Fundamental com vistas ao Letramento Corporal nas aulas de Educação Física escolar. A metodologia utilizada nessa pesquisa caracterizou-se por uma abordagem mista, descritiva e analítica de natureza participativa, operacionalizada por meio de uma Pesquisa-Ação (Thiollent, 1988), que foi aplicada em três escolas públicas da cidade de Curitiba no primeiro trimestre letivo de 2024 e contou com a participação de 260 estudantes (divididos entre grupo controle e grupo intervenção). Dente os instrumentos utilizados para a coleta de dados listam os registros fotográficos captados durante a aplicação das aulas; a produção textual dos estudantes no final da aplicação da sequência didática; a aplicação de um questionário de satisfação acadêmica com os estudantes antes e após a intervenção e a construção de um diário de bordo sob a perspectiva da professora. Os procedimentos elencados para as análises dos dados foram: a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2002); o software IRAMUTEQ (Ratinaud, 2009); e o software SPSS (Huebner, 1991); os dados foram triangulados, visando conectar e articular os dados qualitativos e quantitativos em prol de uma análise mais aprofundada e conferir legitimidade aos resultados. Os principais resultados obtidos indicaram que as aulas de Ciclismo Educacional contribuíram para o desenvolvimento do Letramento Corporal dos estudantes; que a efetividade das aulas foi possível pela presença ativa da professora e de alguns colaboradores; que a bicicleta tornou-se uma ferramenta educacional relevante ao ser tematizada de acordo com os pressupostos dos documentos norteadores da educação; que a bicicleta no ambiente escolar implicou positivamente sobre a motivação e a participação dos estudantes nas aulas e apresentou um aumento significativo da satisfação acadêmica dos estudantes. Finalmente, nas considerações finais esta pesquisadora concluiu que essa pesquisa contribuiu para a promoção do conceito de Letramento Corporal no país, para as discussões acadêmicas e científicas sobre a operacionalização do conceito na área da Educação Física e que os participantes alcançaram o Letramento Corporal por meio das práticas educativas de Ciclismo Educacional. Ademais posso afirmar que práticas significativas promovem novas formas de ser e estar mais ativamente no mundo. Abstract: This research was based on Whitehead's concept of Physical Literacy (2019), articulated with Bronfenbrenner's Bioecological Theory (2011) and had the bicycle as an applicability tool. We sought to implement Educational Cycling in School Physical Education classes with a view to developing the Physica Literacy of Elementary School students. Articulating theory and research practice, this research established as a general objective, to understand the contributory and challenging aspects of the practice of Educational Cycling, with Elementary School students, articulating it with Body Literacy and, as specific objectives, we sought to discuss the applicability and effectiveness teaching Educational Cycling in school Physical Education classes; identify the possible pedagogical contributions of teaching Educational Cycling for Elementary School students from the participants’ perspective; verify changes in students' academic satisfaction after participating in Educational Cycling classes and understand teachinglearning aspects of Educational Cycling with Elementary School students with a view to Physical Literacy in school Physical Education classes. The methodology used in this research was characterized by a mixed, descriptive and analytical approach of a participatory nature, operationalized through an Action Research (Thiollent, 1988), which was applied in three public schools in the city of Curitiba in the first academic quarter of 2024 and had the participation of 260 students (divided between control group and intervention group). The instruments used for data collection list the photographic records captured during the classes; students' textual production at the end of the didactic sequence; the application of an academic satisfaction questionnaire to students before and after the intervention and the construction of a logbook from the teacher's perspective. The procedures listed for data analysis were: the Content Analysis technique (Bardin, 2002); the IRAMUTEQ software (Ratinaud, 2009); and SPSS software (Huebner, 1991); the data were triangulated, aiming to connect and articulate qualitative and quantitative data for a more in-depth analysis and give legitimacy to the results. The main results obtained indicated that the Educational Cycling classes contributed to the development of students' Body Literacy; that the effectiveness of the classes was possible due to the active presence of the teacher and some collaborators; that the bicycle has become a relevant educational tool when it is thematized according to the assumptions of the educational documents; that cycling in the school environment had a positive impact on students' motivation and participation in classes and presented a significant increase in students' academic satisfaction. Finally, the final considerations pointed out that this research contributed to the promotion of the concept of Body Literacy in the country, to academic and scientific discussions on the operationalization of the concept in the area of Physical Education and that the participants achieved Physical Literacy through practices educational cycling courses. Furthermore, it concludes that meaningful practices promote new ways of being and being more actively in the world. RESUMEN: Esta investigación se basó en el concepto de Alfabetización Corporal de Whitehead (2019), articulado con la Teoría Bioecológica de Bronfenbrenner (2011) y tuvo como herramienta de aplicabilidad la bicicleta. Se buscó implementar el Ciclismo Educativo en las clases de Educación Física Escolar con miras a desarrollar la Alfabetización Corporal de los estudiantes de Educación Primaria. Articulando teoría y práctica investigativa, esta investigación se estableció como objetivo general, comprender los aspectos contributivos y desafiantes de la práctica del Ciclismo Educativo, con estudiantes de Educación Primaria, articulándolo con la Alfabetización Corporal y, como objetivos específicos, buscamos discutir la aplicabilidad y efectividad en la ensenanza del Ciclismo Educativo en las clases de Educación Física escolar; identificar las posibles contribuciones pedagógicas de la ensenanza del Ciclismo Educativo para estudiantes de Educación Primaria desde la perspectiva de los participantes; verificar cambios en la satisfacción académica de los estudiantes luego de participar en las clases de Ciclismo Educativo y comprender aspectos de ensenanza-aprendizaje del Ciclismo Educativo con estudiantes de Educación Primaria con miras a la Alfabetización Corporal en las clases de Educación Física escolar. La metodología utilizada en esta investigación se caracterizó por un enfoque mixto, descriptivo y analítico de carácter participativo, operacionalizado a través de una Investigación Acción (Thiollent, 1988), que fue aplicada en tres escuelas públicas de la ciudad de Curitiba en el primer trimestre académico de 2024 y contó con la participación de 260 estudiantes (divididos entre grupo control y grupo de intervención). Los instrumentos utilizados para la recolección de datos enumeran los registros fotográficos capturados durante las clases; producción textual de los estudiantes al final de la secuencia didáctica; la aplicación de un cuestionario de satisfacción académica a los estudiantes antes y después de la intervención y la construcción de una bitácora desde la perspectiva del docente. Los procedimientos enumerados para el análisis de datos fueron: la técnica de Análisis de Contenido (Bardin, 2002); el software IRAMUTEQ (Ratinaud, 2009); y software SPSS (Huebner, 1991); los datos fueron triangulados, con el objetivo de conectar y articular datos cualitativos y cuantitativos para un análisis más profundo y dar legitimidad a los resultados. Los principales resultados obtenidos indicaron que las clases de Ciclismo Educativo contribuyeron al desarrollo de la Alfabetización Corporal de los estudiantes; que la efectividad de las clases fue posible gracias a la presencia activa del docente y algunos colaboradores; que la bicicleta se ha convertido en una herramienta educativa relevante cuando se tematiza según los supuestos de los documentos educativos; que la bicicleta en el entorno escolar tuvo un impacto positivo en la motivación y participación de los estudiantes en clases y presentó un aumento significativo en la satisfacción académica de los estudiantes. Finalmente, las consideraciones finales senalaron que esta investigación contribuyó a la promoción del concepto de Alfabetización Corporal en el país, a discusiones académicas y científicas sobre la operacionalización del concepto en el área de Educación Física y que los participantes lograron la Alfabetización Corporal. a través de prácticas cursos educativos de ciclismo. Además, concluye que las prácticas significativas promueven nuevas formas de ser y de estar más activamente en el mundo.
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