Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReis, Germano Glufke, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorChmik, Paulo Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T19:17:36Z
dc.date.available2024-11-19T19:17:36Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93351
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Germano Glufke Reispt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 29/01/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem o objetivo de identificar os atributos simbólicos e instrumentais empregados por empresas de indústrias nascentes para atrair potenciais candidatos a oportunidades profissionais. Para tanto, foram analisadas empresas de carne cultivada, que produzem proteínas a partir de células animais. O arcabouço teórico considerou inicialmente os conceitos e aspectos gerais da atratividade de empresas empregadoras, modelos e escalas de atratividade utilizados por estas organizações sob o ponto de vista empregador, enfatizando os atributos instrumentais e simbólicos, de acordo com Lievens e Highhouse (2003), assim como quais são os fatores de atratividade de empresas nascentes enquanto empregadoras. Em um segundo momento, foram aprofundados os principais conceitos e históricos das proteínas alternativas, onde foi dada ênfase àqueles que se relacionam com a carne cultivada, onde foram explorados seus principais contextos sociais, perspectivas de futuro, bem como o que já foi estudado pela literatura sobre como as empresas da indústria de carne cultivada gerem seus talentos. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo, cuja coleta de dados se deu de duas formas: inicialmente, pela obtenção de dados secundários oriundos de organizações que trabalham com esta alternativa de proteína, presentes em páginas institucionais e anúncios de oportunidades presentes em redes sociais de negócios e empregos e, posteriormente, por meio de entrevistas semiestruturadas com atores estratégicos de organizações que comercializam e/ou produzem proteínas cultivadas no Brasil e em algumas empresas ao redor do mundo. Os dados foram analisados por meio de uma análise de conteúdo (Bardin, 2000), onde, foi possível verificar quais elementos se repetiram com maior frequência e que representam os atributos de atratividade de empresas empregadoras sob os atributos instrumentais e simbólicos de Lievens e Highhouse (2003). Os principais resultados sugeriram que para atrair colaboradores, estas organizações se utilizam de ambos os atributos, tanto instrumentais (oferecendo principalmente remunerações competitivas, opções de ações e bônus financeiros) quanto simbólicos (onde reforçam aspectos que se relacionem com alinhamento de diretrizes organizacionais, assim como enfatizam o aspecto inovador/pioneiro dos produtos e processos produtivos, e culturas organizacionais atrativas). Esta pesquisa contribuiu com a literatura acerca das estratégias utilizadas para que startups sejam atrativas para potenciais empregados, em especial, as de carne cultivada. Uma sugestão de pesquisas futuras envolve a exploração da percepção de empregados destas startups a partir das estratégias utilizadas por estas organizações, visando serem atrativas para potenciais empregados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to identify the symbolic and instrumental attributes employed by emerging industry companies to attract potential candidates to professional opportunities. To achieve this goal, cultured meat companies, which produce proteins from animal cells, were analyzed. The theoretical framework initially considered the concepts and general aspects of employer attractiveness, attractiveness models, and scales used by these organizations from an employer's perspective, emphasizing instrumental and symbolic attributes, according to Lievens and Highhouse (2003). Additionally, the study explored the factors that make emerging companies attractive employers. In a second phase, the main concepts and histories of alternative proteins were further examined, with an emphasis on those related to cultured meat. This included exploring their main social contexts, future perspectives, as well as existing literature on how companies in the cultured meat industry manage their talents. The research adopted a qualitative approach, collecting data in two ways: initially, through secondary data obtained from organizations working with this protein alternative, found on institutional websites and job opportunity announcements on business and employment social media platforms. Subsequently, semi-structured interviews were conducted with strategic actors from organizations that sell and/or produce cultured proteins in Brazil and some companies around the world. The data were analyzed using content analysis (Bardin, 2000), allowing identification of elements that repeated most frequently and represented the attractiveness attributes of employers under Lievens and Highhouse's (2003) instrumental and symbolic attributes. The main results suggested that these organizations use both instrumental (primarily offering competitive compensation, stock options, and financial bonuses) and symbolic attributes (reinforcing aspects related to alignment with organizational guidelines, emphasizing the innovative/pioneering nature of products and production processes, and attractive organizational cultures) to attract employees. This research contributes to the literature on strategies used to make startups attractive to potential employees, particularly in the cultured meat industry. A suggestion for future research involves exploring the perception of employees in these startups regarding the strategies used by these organizations to be attractive to potential hires.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectProteínaspt_BR
dc.subjectAlimentos - Indústriapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleAtributos simbólicos e instrumentais de atratividade de empresas empregadoras em indústrias nascentes : análise da indústria de carne cultivadapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples