Relações públicas e educomunicação : o teatro como prática relacional : oficina e diálogo
Resumo
Resumo : Em meio à amplitude da área das relações públicas, busca-se aqui relacioná-la com a educomunicação, uma teoria e prática em ascensão. O trabalho propõe a associação do teatro, uma matriz que possibilita explorar dinâmicas de comunicação, às relações públicas, de modo a evidenciar a contribuição mútua entre esses campos do conhecimento. Como resultado do processo científico e criativo, tem-se como produto uma oficina de dinâmica teatral, projetada para ser utilizada como ferramenta educomunicativa em ambientes organizacionais. Para tanto, o trabalho se utiliza de entrevista com especialista na área da educomunicação e pesquisa bibliográfica. Figuram entre os principais autores Ismar de Oliveira Soares e Viola Spolin. A pesquisa tem como produto o protótipo de uma oficina teatral, na qual a autora figurou como observadora direta e participante. Dentre os resultados, os jogos teatrais se mostraram uma ferramenta eficiente para a disseminação da educomunicação em ambientes organizacionais Abstract : In the midst of the broad scope of the public relations field, this study seeks to relate it to educommunication, a theory and practice on the rise. This work proposes the association of theater, a matrix that allows the exploration of communication dynamics, with public relations, in order to highlight the mutual contribution between these fields of knowledge. As a result of the scientific and creative process, the result is a theater dynamics workshop, designed to be used as an educommunication tool in organizational environments. To this end, the work uses an interview with an expert in the field of educommunication and bibliographical research. The main authors are Ismar de Oliveira Soares and Viola Spolin. The research resulted in the prototype of a theater workshop, in which the author acted as a direct observer and participant. Among the results, theater games proved to be an efficient tool for the dissemination of educommunication in organizational environments
Collections
- Relações Públicas [210]