Telenovela e regionalidade : relação de identificação do público com "Mar do sertão"
Resumo
Resumo : As telenovelas são basilares para a cultura brasileira desde o seu surgimento, colocando em holofote temas de interesse público e influenciando visões de mundo através daquilo que representam. Porém, considerando que a produção audiovisual brasileira se concentra no eixo Rio-São Paulo, é válido questionar se as novelas conseguem retratar as demais regiões do país. A novela "Mar do Sertão", produzida pela Rede Globo, leva o Nordeste no nome e na sua identidade enquanto produto. Este trabalho realiza um estudo de recepção para investigar as relações de identificação entre o público espectador e as representações da região nordestina na novela supracitada. A pesquisa tem base teórica nos Estudos Culturais e nos Estudos de Recepção e iniciou-se com um questionário online sobre os hábitos de consumo midiático do público e a novela "Mar do Sertão", além do entendimento sobre identidade e nordestinidade. A partir de respostas do questionário, foram selecionados participantes para entrevistas em profundidade, nas quais foram abordados temas mais específicos sobre a representação na novela e a regionalidade. Os resultados apontam que a representação nordestina na novela ressoou positivamente com os espectadores provenientes da região, que reconheceram nela sua própria identidade. Percebe-se uma necessidade de representação sentida pelo público nordestino, acompanhada de um olhar crítico sobre a importância da participação de pessoas que conhecem a região em todas as etapas de desenvolvimento desta e de outras obras que buscam mostrar o Nordeste Abstract : Soap operas are cornerstones to Brazilian culture since their origin, shining light on matters of public interest and influencing world perception through what they represent. But, considering that the Brazilian audiovisual production concentrates on the Rio de Janeiro - São Paulo axis, it is valid to question if the soap operas can depict the county’s other regions. The soap opera "Mar do Sertão", developed by Rede Globo, has the Northeast region in its name and its identity as a product. This research implements a reception study to investigate identification relations between the audience and the depictions of the northeastern region in the mentioned soap opera. The research is based on the Cultural Studies and the Media Reception Studies and began with an online survey regarding the public’s media consumption habits and "Mar do Sertão", as well as the understanding of identity and northeastern identity. From the survey’s answers, participants were selected for in-depth interviews, in which more specific themes on the soap opera’s representation and regionality were approached. The results indicate that the northeastern representation in the soap opera resonated positively with the viewers natural to the region, who recognized in it their own identity. A need for representation felt by the northeastern audience can be noticed, followed by a critical view on the relevance of participation of people who know the region in every step of the development of this and other productions that aim to represent the Brazilian Northeast
Collections
- Relações Públicas [210]