Estratégias de ativação de marca : integração entre relações públicas e marketing no case da Pepsi Black no TUCA
Resumo
Resumo : O presente trabalho refere-se à importância das ativações de marca em eventos, utilizando como projeto experimental de relações públicas a campanha "TOMA ESSA" da Pepsi Black no Torneio Universitário de Comunicação e Artes (TUCA) realizado em abril de 2023. O estudo inicia com uma abordagem teórica sobre marketing, relações públicas, eventos e marcas, as quais são fundamentais para o seu aprofundamento. A metodologia adotada inclui a pesquisa bibliográfica para embasar teoricamente o estudo, uma observação participativa durante as ativações da Pepsi Black no TUCA, métricas das redes sociais, e uma pesquisa de opinião para coletar feedbacks dos participantes envolvidos. Com base nas discussões teóricas, há um detalhamento de todos os processos de escolhas das estratégias adotadas, desenvolvimento do planejamento, execução e análise dos resultados obtidos. Assim, as ativações realizadas em função da campanha "TOMA ESSA" da Pepsi Black tinham como objetivo principal criar formas de aproximação entre marca e público através de ativações em eventos, de modo que se criasse uma experiência positiva em torno das ativações propostas. Logo, o projeto conseguiu não apenas aumentar a visibilidade da marca de forma orgânica através das redes sociais, mas também engajar diretamente o público de interesse, gerando uma experiência positiva diante das ações realizadas. A análise das métricas de engajamento, como interações positivas e significativas nas redes sociais e feedbacks construtivos dos participantes, reforçam a eficácia das estratégias empregadas, evidenciando que o planejamento agregado à uma execução de qualidade pode gerar um retorno significativo tanto em termos de reconhecimento de marca quanto de satisfação do público. Conclusivamente, este trabalho oferece uma base relevante para futuras iniciativas de marketing e relações públicas, sugerindo que a combinação de teoria e prática entre as áreas de modo aliado e interdisciplinar, pode vir a se tornar essencial para o sucesso das campanhas de ativação de marcas em eventos Abstract : The present work refers to the importance of brand activations at events, using the "TOMA ESSA" campaign by Pepsi Black at the University Tournament of Communication and Arts (TUCA), held in April 2023, as an experimental public relations project. The study begins with a theoretical approach to marketing, public relations, events, and brands, which are fundamental for its depth. The methodology adopted includes bibliographic research to theoretically support the study, participatory observation during Pepsi Black's activations at TUCA, social media metrics, and an opinion survey to collect feedback from the participants involved. Based on the theoretical discussions, there is a detailed account of all the processes of choosing the strategies adopted, the development of planning, execution, and analysis of the results obtained. Thus, the activations carried out as part of the "TOMA ESSA" campaign by Pepsi Black had the main objective of creating ways to bring the brand closer to the public through event activations, in order to create a positive experience around the proposed activations. Therefore, the project succeeded not only in increasing the brand's visibility organically through social media but also in directly engaging the target audience, generating a positive experience from the actions taken. The analysis of engagement metrics, such as positive and significant interactions on social media and constructive feedback from participants, reinforces the effectiveness of the strategies employed, highlighting that planning combined with quality execution can generate significant returns both in terms of brand recognition and public satisfaction. Conclusively, this work provides a relevant foundation for future marketing and public relations initiatives, suggesting that the combination of theory and practice across these areas, in a collaborative and interdisciplinary approach, can become essential for the success of brand activation campaigns at events
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