Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMassuchin, Michele Goulartpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorRamos, Bruna Leticia Leal dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-18T13:36:27Z
dc.date.available2024-11-18T13:36:27Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93317
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Michele Goulart Massuchinpt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho visa discutir a comunicação adotada pela Prefeitura de Curitiba em relação à temática ambiental em seu canal principal de veiculação de notícias, o website oficial da instituição, durante o ano de 2023. Além disso, explora conceitos do campo da Comunicação Pública, Ambiental e da identidade de uma cidade, tendo em vista a busca por compreender Curitiba como ecológica na visão da municipalidade. Nesse sentido, busca-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: como a produção de conteúdo da Prefeitura de Curitiba reforça a identidade da Curitiba Sustentável a partir da comunicação em 2023? Sobre o método de pesquisa, trata-se de uma investigação quali-quantitativa. No âmbito quantitativo, realiza-se a categorização e a análise das notícias relacionadas ao meio ambiente no site da Prefeitura. No viés qualitativo, adota-se a técnica de entrevista para entendimento e aprofundamento das estratégias comunicacionais da municipalidade. A partir destas técnicas, pôde-se conferir quais os temas e os discursos primordialmente adotados pelo executivo local, além da visão das autoridades entrevistadas sobre tais questões. Os principais resultados indicam que as notícias são majoritariamente de caráter comemorativo e de autoelogio, fato reafirmado em entrevista. Curitiba é mencionada como uma cidade superior em diversos aspectos, incluindo a sustentabilidade - o que ignora as diferentes realidades da cidade. Ademais, os conteúdos mais evidentes foram acerca dos direitos animais, enquanto os menos presentes são sobre fenômenos climáticos e Mudanças Climáticaspt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work aims to discuss the communication adopted by Curitiba’s City Hall to address environmental themes in their main news outlet, the institution’s official website, throughout 2023. In addition, it explores concepts in the field of Public and Environmental Communication as well as the communication of a city’s identity to understand Curitiba as "environmental" from the municipality’s perspective. Within this context, this work seeks to answer the following research question: how does Curitiba’s City Hall content production in 2023 reinforces the identity of "Environmental Curitiba" from the communications aspect? This project employs a mixed, qualitative-quantitative investigation. On the quantitative side, it categorizes and analyzes news about the environment in the City Hall’s website. On the qualitative end, it employs interviews to understand and deepen the municipality’s communication strategies. From these techniques, one can confirm which themes and discourses are primarily adopted by the local executive as well as the interviewed authorities’ opinions on these matters. The main results indicate that news are mostly of a celebratory and self-appraisal character, a fact reaffirmed in the interviews, which paints Curitiba as a superior city in many aspects, including sustainability - which ignores the different realities within the city. The more evident themes approached by the municipality were around animal rights while the least explored were those about climatic phenomena and climate changept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectSustentabilidade e meio ambientept_BR
dc.subjectComunicação de massa e publicidadept_BR
dc.subjectPublicidade governamentalpt_BR
dc.subjectCuritiba (PR)pt_BR
dc.titleCapital da sustentabilidade? : uma análise da comunicação pública ambiental no site da prefeitura de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples