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dc.contributor.authorRafael Witiuk
dc.contributor.authorBianca Lemes
dc.contributor.authorEduardo Veronese
dc.contributor.authorFabiana von der Osten
dc.creatorPUC-PR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:44:41Z
dc.date.available2024-11-13T19:44:41Z
dc.date.issued2018-03-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93224
dc.description.abstractFrente ao baixo avanço da malha ferroviária nacional nas últimas décadas e ao potencial de crescimento econômico brasileiro, os governos estadual e federal têm objetivado a retomada da construção de infraestruturas de transporte. Entretanto, alguns projetos, como a ampliação da estrada de ferro Cascavel-PR - Dourados-MS, podem não apresentar vantagem econômica frente a outros modais, haja vista a disponibilidade de oferta do transporte hidroviário na região sul do Mato Grosso do Sul. Sendo assim, o presente estudo tem como escopo principal realizar um estudo de viabilidade econômica (EVE) da ferrovia frente à concorrência do modal hidroviário. Para fins de estudo de traçado e geração de mapas será utilizado as atribuições de SIG do AutoCad Civil 3D.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade
dc.subjectFerrovia
dc.subjectAutoCad Civil 3D
dc.subjectEVE
dc.titleESTUDO DA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DOURADOS – PARANAGUÁ
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3188


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