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dc.contributor.authorMarcia de Andrade Pereira Bernardinis
dc.contributor.authorLucas L. V. Ruiz
dc.contributor.authorJorge Tiago Bastos
dc.creatorUFPR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:44:39Z
dc.date.available2024-11-13T19:44:39Z
dc.date.issued2018-03-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93212
dc.description.abstractUma das maiores preocupações da comunidade científica e dos órgãos responsáveis pelo planejamento do trânsito e da segurança das cidades é encontrar soluções que possam minimizar o número de vítimas, fatais ou feridas, por acidentes de trânsito. Analisar os acidentes e compreender melhor esses fatos, pode ajudar a reduzir ou até prevenir a sua ocorrência e seu impacto na sociedade. Entretanto, raros são os estudos encontrados nessa área quando o foco é o uso do celular. Assim, esse trabalho realizou uma pesquisa na cidade de Curitiba a fim de traçar um perfil e estudo do comportamento humano com relação ao uso do celular enquanto dirige. O estudo revelou, entre outras coisas, que apesar dos condutores saberem dos riscos que o telefone celular causa direta e indiretamente quando estão ao volante, eles continuam a utilizá-lo mesmo depois de sofrer algum acidente ou multa.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade
dc.subjectAcidentes de trânsito
dc.subjectComportamento humano
dc.subjectCelular
dc.titleO PERFIL E O ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO: O USO DO CELULAR EM CURITIBA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3176


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