dc.contributor.author | Aline Eskelsen da Silva | |
dc.contributor.author | Bruno Henrique Moraes | |
dc.contributor.author | Karina Rosa Mendes | |
dc.contributor.author | Joe Arnaldo Villena Del Carpio | |
dc.creator | UFPR | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T19:44:38Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T19:44:38Z | |
dc.date.issued | 2018-03-24 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93207 | |
dc.description.abstract | A macrotextura dos pavimentos pode ser definida como as asperezas superficiais causadas pelos agregados aparentes. Quanto mais grosseira a macrotextura maior é a capacidade de escoamento superficial da água e maior é a segurança do motorista no controle do veículo quando o mesmo se desloca a altas velocidades e em condições de pista molhada. Desta forma, a melhora da macrotextura do pavimento é uma alternativa para evitar acidentes de trânsito nas rodovias. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | 1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade | |
dc.subject | Macrotextura de pavimentos | |
dc.subject | acidentes de trânsito | |
dc.subject | ensaio de mancha de areia | |
dc.title | RELAÇÃO ENTRE O NÚMERO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO E A MACROTEXTURA SUPERFICIAL DAS RODOVIAS PARANAENSES | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 3171 | |