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dc.contributor.authorAline Eskelsen da Silva
dc.contributor.authorBruno Henrique Moraes
dc.contributor.authorKarina Rosa Mendes
dc.contributor.authorJoe Arnaldo Villena Del Carpio
dc.creatorUFPR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:44:38Z
dc.date.available2024-11-13T19:44:38Z
dc.date.issued2018-03-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93207
dc.description.abstractA macrotextura dos pavimentos pode ser definida como as asperezas superficiais causadas pelos agregados aparentes. Quanto mais grosseira a macrotextura maior é a capacidade de escoamento superficial da água e maior é a segurança do motorista no controle do veículo quando o mesmo se desloca a altas velocidades e em condições de pista molhada. Desta forma, a melhora da macrotextura do pavimento é uma alternativa para evitar acidentes de trânsito nas rodovias.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade
dc.subjectMacrotextura de pavimentos
dc.subjectacidentes de trânsito
dc.subjectensaio de mancha de areia
dc.titleRELAÇÃO ENTRE O NÚMERO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO E A MACROTEXTURA SUPERFICIAL DAS RODOVIAS PARANAENSES
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3171


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