Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLuciano Ribeiro Alves
dc.contributor.authorDaniane Franciesca Vicentini
dc.creatorUFPR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:44:38Z
dc.date.available2024-11-13T19:44:38Z
dc.date.issued2018-03-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93204
dc.description.abstractO mercado da aviação civil no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, tornando o setor cada vez mais impactante na economia do país. Desta forma, estudos que buscam entender melhor sua dinâmica de funcionamento são muito relevantes. Este estudo tem por objetivo analisar os dez aeroportos mais movimentados do país através de medidas de centralidade de proximidade em rede. Para tal, foi realizada uma coleta de informações dentro da base de dados dos organismos do setor aéreo brasileiro, e, em seguida, foi realizada a análise de centralidade com o auxílio do software Ucinet 6.363. Os estudos indicaram uma grande concentração da atividade do setor aeroviário na região sudeste e os aeroportos de maior intensidade com a rede. Este trabalho ainda apresenta uma discussão que visa contribuir na escolha de um centro logístico dentro da malha dos aeroportos mais movimentados do território nacional.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade
dc.subjectAeroportos
dc.subjectLogística
dc.subjectCentralidade
dc.subjectGrafos
dc.titleANÁLISE DE CENTRALIDADE DE PROXIMIDADE NOS DEZ AEROPORTOS DE MAIOR MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO BRASIL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3168


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples