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dc.contributor.authorNivaldo Gerôncio da Silva Filho
dc.contributor.authorRenata Cardoso Magagnin
dc.creatorUNESP
dc.date.accessioned2024-11-13T19:44:36Z
dc.date.available2024-11-13T19:44:36Z
dc.date.issued2018-03-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93192
dc.description.abstractO Brasil encontra-se num processo de transição de faixa etária bastante acentuada, ou seja, a mudança no comportamento da população está se caracterizando de um estado jovem para um estado idoso. Tal mudança deve ser vista com certa preocupação, sobretudo ao olhar das políticas públicas, desde o governo federal, passando pelos estados e com maior responsabilidade pelo município. Neste sentindo, observa-se que deve ser dada maior ênfase à parcela idosa da população. Estes problemas, embora imperceptíveis para a maioria das pessoas que não têm mobilidade reduzida, limita de forma contundente a população idosa, pois, o que se observa na prática é a precariedade ou ausência de normas e leis que possam de fato favorecer o segmento idoso. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo discutir alguns pontos das políticas públicas brasileiras voltadas à acessibilidade e verificar se elas estão incorporando a questão dos idosos no espaço urbano. A metodologia adotada foi extraída de uma revisão bibliográfica nacional e internacional a respeito do assunto. As análises e os resultados demonstram que são necessárias melhorias significativas nessas infraestruturas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade
dc.subjectPolíticas públicas
dc.subjectMobilidade urbana
dc.subjectAcessibilidade
dc.subjectIdoso
dc.titlePOLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSIBILIDADE VOLTADA AOS IDOSOS: O CASO BRASILEIRO
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3156


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