dc.contributor.author | Marcia de Andrade Pereira Bernardinis | |
dc.contributor.author | Tiago Augusto Pianezzer | |
dc.contributor.author | Gabriela Leticia Monich | |
dc.creator | UFPR | |
dc.creator | UFSC | |
dc.creator | UFPR | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T19:44:35Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T19:44:35Z | |
dc.date.issued | 2018-03-24 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93189 | |
dc.description.abstract | Esse artigo visa discutir a faixa exclusiva de ônibus como uma solução para o problema do trânsito e a utilização de softwares de tráfego para análises dela. Com uma coleta de dados de tráfego na cidade de Curitiba e com a utilização do software Vissim, observa-se a atual situação do trânsito da cidade e simula-se um cenário com essas faixas exclusivas em uma de suas vias. Foi comparado o número de veículos que transitou nessas vias e o nível de serviço dos cruzamentos antes e depois da simulação e observou-se uma retenção de veículos particulares de até 7,94% e uma piora nos níveis de serviço dos cruzamentos. Também foi possível concluir com o software que uma alternativa de melhora voltada para o trânsito de veículos coletivo não é necessariamente benéfica para esses veículos e que os softwares de tráfego são ferramentas essenciais para chegar à essas conclusões. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | 1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade | |
dc.subject | Transporte público | |
dc.subject | Faixa exclusiva | |
dc.subject | Simulador de tráfego | |
dc.title | ESTUDO DO IMPACTO NO TRÂNSITO EM DOIS TRECHOS DA VIA RÁPIDA DO EIXO ESTRUTURAL DE CURITIBA PELA IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS EXCLUSIVAS UTILIZANDO SIMULADORES DE TRÁFEGO | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 3153 | |