Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarcia de Andrade Pereira Bernardinis
dc.contributor.authorTiago Augusto Pianezzer
dc.contributor.authorGabriela Leticia Monich
dc.creatorUFPR
dc.creatorUFSC
dc.creatorUFPR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:44:35Z
dc.date.available2024-11-13T19:44:35Z
dc.date.issued2018-03-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93189
dc.description.abstractEsse artigo visa discutir a faixa exclusiva de ônibus como uma solução para o problema do trânsito e a utilização de softwares de tráfego para análises dela. Com uma coleta de dados de tráfego na cidade de Curitiba e com a utilização do software Vissim, observa-se a atual situação do trânsito da cidade e simula-se um cenário com essas faixas exclusivas em uma de suas vias. Foi comparado o número de veículos que transitou nessas vias e o nível de serviço dos cruzamentos antes e depois da simulação e observou-se uma retenção de veículos particulares de até 7,94% e uma piora nos níveis de serviço dos cruzamentos. Também foi possível concluir com o software que uma alternativa de melhora voltada para o trânsito de veículos coletivo não é necessariamente benéfica para esses veículos e que os softwares de tráfego são ferramentas essenciais para chegar à essas conclusões.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade
dc.subjectTransporte público
dc.subjectFaixa exclusiva
dc.subjectSimulador de tráfego
dc.titleESTUDO DO IMPACTO NO TRÂNSITO EM DOIS TRECHOS DA VIA RÁPIDA DO EIXO ESTRUTURAL DE CURITIBA PELA IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS EXCLUSIVAS UTILIZANDO SIMULADORES DE TRÁFEGO
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3153


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples