Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRafael Witiuk
dc.contributor.authorFabiana Batista von der Osten
dc.creatorPUC-PR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:44:35Z
dc.date.available2024-11-13T19:44:35Z
dc.date.issued2018-03-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93186
dc.description.abstractA carona solidária é apontada por muitos como uma alternativa eficiente para a redução do número de automóveis nas vias. Sendo a PUCPR um polo gerador de viagens, durante alguns períodos do dia sobrecarrega o trânsito em seu entorno e apresenta insuficiência de vagas de estacionamento devido à quantidade de estudantes que optam pelo transporte individual. Visando minimizar esta situação e otimizar o espaço físico da universidade, analisa-se a viabilidade da implantação e operação sustentável da carona. Foi utilizada pesquisa realizada pela WRI, que apresenta um diagnóstico da universidade como um todo, em que são estruturados os dados obtidos em três eixos principais: econômico, pessoalidade e acessibilidade, e foi realizada pesquisa com os estudantes do curso de Engenharia Civil onde se busca identificar a origem e destino dos deslocamentos a partir do campus Curitiba, horários usuais de chegada e partida e interesse em oferecer carona. Os resultados mostram que o incentivo econômico é o principal estímulo para adoção do sistema. Além disso, houve o interesse manifestado pelos condutores de desviar 1,5 km e em esperar até 15 minutos. Conclui-se que, demonstrado interesse da comunidade acadêmica, a universidade deve buscar estratégias que permitam a utilização da carona como um sistema perene.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade
dc.titleESTUDO DE VIABILIDADE DA CARONA COMO UM MODAL DE TRANSPORTE ATRATIVO PARA ESTUDANTES DO CAMPUS CURITIBA DA PUCPR
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3150


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples