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    ESTUDO DE LAMINADOS DE MATERIAIS COMPÓSITOS NO TRANSPORTE AÉREO

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    3147.pdf (498.3Kb)
    Data
    2018-03-24
    Autor
    Kauane Caroline Dubiella
    Daniane Franciesca Vicentini
    Metadata
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    Resumo
    Com a crescente demanda do transporte aéreo, esforços têm sido feitos em busca de tecnologias que aumentem a viabilidade e uso deste modal. Nesse sentido, a indústria da aviação tem investido em estruturas laminadas de materiais compósitos em aeronaves, em vista de que esse tipo de material apresenta elevada rigidez e resistência mecânica frente a esforços que submetem a estrutura à compressão e à tração, aliados ao seu baixo peso específico, se comparado com os tradicionais materiais metálicos. Esse comportamento é decorrente da união entre as fibras e a matriz, onde a matriz é a responsável pela proteção da fibra, garantindo boa resistência à corrosão, à fadiga e maior tenacidade, além de apresentar uma fase contínua responsável por distribuir uniformemente a carga aplicada na estrutura. No presente trabalho, foram estudadas diversas configurações de laminados de fibra de carbono, sujeitos às solicitações normais de tração e compressão, a fim de que se pudesse obter o melhor resultado no dimensionamento de estruturas laminadas. Para a análise, foi implementado um algoritmo em linguagem Fortran, utilizando análise matricial no âmbito da Teoria de Laminados e considerando diversos critérios de falha. Após verificações com o modelo, o algoritmo implementado foi aplicado a uma estrutura aeronáutica real. Ao fim, conclui-se que as orientações que solicitam as fibras longitudinalmente apresentarão o melhor comportamento quando o laminado é submetido a esforços de tração, segundo a maioria dos critérios analisados.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93183
    Collections
    • 1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade [45]

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