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    DESIGN E CULTURA MATERIAL– REFLEXÕES SOBRE ARTE, FUNCIONALIDADE E REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA

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    1096.pdf (112.6Kb)
    Data
    2014-11-14
    Autor
    Gustavo Ravaglio
    Metadata
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    Resumo
    O design está intimamente ligado à cultura material e visual de nossa sociedade industrial. É uma área relativamente nova, com pouco mais de um século de existência assim como a antropologia em seu sentido estrito. O design vai muito além de embelezar coisas. Alguns pretendem prospectar o futuro, outros o pensam como uma maneira de projeto que visa melhorar a vida das pessoas e ainda há aqueles que o consideram como uma forma de arte e ou auto-expressão, e o nomeiam de design autoral. Museus já expõem certos objetos de design como arte e na antropologia Wendy Gunn, Tim Ingold, George Marcus e tantos outros já falam sobre design anthropology. Uma sub-disciplina que visa fundir técnicas etnográficas da antropologia com a prospecção, experimentação de possíveis futuros que o design normalmente busca. O presente artigo tem o intuito de tratar algumas dessas questões a partir de uma pesquisa etnográfica realizada em Curitiba. Tendo como ponto de partida a uma loja, que comercializa objetos de design autoral e tem contato direto com muitos dos designers com quem trabalham, como Sérgio Rodrigues, um grande nome do design autoral brasileiro. A pesquisa busca traçar uma análise a partir da cadeia de produtores, vendedores, compradores e criadores de objetos de design autoral. Debatem-se questões que tangem a funcionalidade, reprodutibilidade técnica, arte e o movimento biográfico desses objetos que ora são singularizados, ora mercantilizados.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92652
    Collections
    • VI Semana de Antropologia e Arqueologia [23]

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