Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVanessa Maria Rodrigues Viacava
dc.creatorUFPR
dc.date.accessioned2024-11-13T13:00:14Z
dc.date.available2024-11-13T13:00:14Z
dc.date.issued2014-11-14
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92646
dc.description.abstractEntre 2008 e 2010 uma equipe de pesquisas carnavalescas (DEAN e PPGA/UFPR) entrou no “universo” das escolas de samba de Curitiba e circulou em todas as agremiações dos grupos A e B. Nesse período, a estrutura carnavalesca passava por uma crise: a ausência da escola de samba Mocidade Azul. O drama da escola começou em 2006, quando a escola promoveu uma reunião para solucionar problemas com a prestação de contas com a Fundação Cultural de Curitiba e membros da diretoria entraram em conflito. Como ação reparadora a escola se dividiu, surgiu uma nova escola: a Leões da Mocidade. E, de outro lado, ficaram os herdeiros dos “fundadores históricos” que decidiram não desfila pelo novo grupo. A continuidade da pesquisa mostrou que esse “drama” motivou uma série de narrativas sobre a Mocidade Azul entre as outras agremiações. E em 2010 as histórias se tornaram mais evidentes na Mocidade Azul, em sambas-enredos que representavam histórias contadas para eles sobre eles mesmos. Diante disso, essa comunicação pretende analisar as performances narrativas da escola de samba Mocidade Azul, observando como essas histórias envolvem a (re) criação da tradição da escola. Ao mesmo tempo, admitindo que essa agremiação posiciona- se como um elemento ímpar no contexto carnavalesco da cidade, (porque polariza rivalidades e negociações), observar a organização no carnaval de Curitiba.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVI Semana de Antropologia e Arqueologia
dc.subjectCarnaval
dc.subjectperformances narrativas
dc.subjectMocidade Azul.
dc.titleA ESCOLA DE SAMBA MOCIDADE AZUL E AS NARRATIVAS DE (RE) CONSTRUÇÃO DA TRADIÇÃO NO CARNAVAL DE CURITIBA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1090


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples