Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlex Miranda Santana
dc.contributor.authorLizandra Brasil Estabel
dc.creatorUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
dc.creatorInstituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.date.accessioned2024-11-13T11:34:03Z
dc.date.available2024-11-13T11:34:03Z
dc.date.issued2019-05-17
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92374
dc.description.abstractO texto apresenta estudo sobre a participação de estudantes nas mostras científicas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e procura avaliar o processo de construção de conhecimento a partir da produção de trabalhos por jovens cientistas para estes eventos. Tem como objetivos observar o processo de realização das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, observar, também, a dinâmica entre professores e alunos e destes com a pesquisa científica, identificar as condições de pesquisa e ambientes de aprendizado disponíveis aos estudantes, analisar como as fontes de informação são escolhidas pelos estudantes para a elaboração dos trabalhos para as Mostras e avaliar a interação intrainstitucional envolvida na formação de jovens pesquisadores pelos Institutos Federais. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, conduzida por meio de estudo de caso de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados foi feita por entrevista dos sujeitos durante a apresentação dos trabalhos. Relata e analisa as respostas dos entrevistados com fundamento na teoria de Vigotski sobre mediação, apontando críticas e enaltecimentos dos sujeitos à formação de jovens cientistas. Avalia o processo de orientação de pesquisadores e o conhecimento construído durante a preparação dos trabalhos apresentados nas Mostras Técnicas da instituição.  
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
dc.subjectMostra científica
dc.subjectMediação
dc.subjectConstrução de conhecimento
dc.subjectCompetência em informação.
dc.titleA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS MOSTRAS CIENTÍFICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1595


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples