dc.contributor.author | Alex Miranda Santana | |
dc.contributor.author | Lizandra Brasil Estabel | |
dc.creator | Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | |
dc.creator | Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T11:34:03Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T11:34:03Z | |
dc.date.issued | 2019-05-17 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/92374 | |
dc.description.abstract | O texto apresenta estudo sobre a participação de estudantes nas mostras científicas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e procura avaliar o processo de construção de conhecimento a partir da produção de trabalhos por jovens cientistas para estes eventos. Tem como objetivos observar o processo de realização das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, observar, também, a dinâmica entre professores e alunos e destes com a pesquisa científica, identificar as condições de pesquisa e ambientes de aprendizado disponíveis aos estudantes, analisar como as fontes de informação são escolhidas pelos estudantes para a elaboração dos trabalhos para as Mostras e avaliar a interação intrainstitucional envolvida na formação de jovens pesquisadores pelos Institutos Federais. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, conduzida por meio de estudo de caso de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados foi feita por entrevista dos sujeitos durante a apresentação dos trabalhos. Relata e analisa as respostas dos entrevistados com fundamento na teoria de Vigotski sobre mediação, apontando críticas e enaltecimentos dos sujeitos à formação de jovens cientistas. Avalia o processo de orientação de pesquisadores e o conhecimento construído durante a preparação dos trabalhos apresentados nas Mostras Técnicas da instituição. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | |
dc.subject | Mostra científica | |
dc.subject | Mediação | |
dc.subject | Construção de conhecimento | |
dc.subject | Competência em informação. | |
dc.title | A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS MOSTRAS CIENTÍFICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 1595 | |