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dc.contributor.authorGeraldo Augusto Jefferson Kennedy Moraes Alves da Silva
dc.contributor.authorRobson Lopes de Almeida
dc.creatorCentro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC)
dc.creatorUniversidade de Brasília (UnB)Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) 
dc.date.accessioned2024-11-13T11:34:03Z
dc.date.available2024-11-13T11:34:03Z
dc.date.issued2019-05-17
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92373
dc.description.abstractCom o barateamento dos equipamentos e a rápida disseminação de informações por meio das redes eletrônicas, observa-se um aumento exponencial no volume de dados gerados e consumidos pelas organizações que, para superarem seus concorrentes, são obrigadas a encarar o desafio de buscar novas estratégias em seu processo de tomada de decisão. Dentre as ferramentas utilizadas para se obter certa vantagem competitiva estão os sistemas de inteligência de negócios, ou  Business Intelligence (BI), que auxiliam os gestores de diferentes setores da organização a tomarem ações mais assertivas a partir de observações de padrões e tendências após análise dos dados. O presente trabalho apresenta os resultados preliminares de pesquisa realizada no âmbito de projeto de iniciação científica no Núcleo de Estudos de Inovação nas Organizações do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos. Foram aplicadas técnicas de BI utilizando-se o software livre Qlik Sense sobre uma base de dados de prontuários de pacientes de uma clínica dermatológica na cidade de Brasília. O objetivo foi identificar padrões e insights, visando futuras ações de marketing em torno de medicamentos e serviços a serem oferecidos pela empresa. O painel interativo da ferramenta Qlik Sense foi capaz de apresentar, de forma rápida e interativa, muitas informações importantes para a identificação do público alvo da clínica para um melhor direcionamento das ações de marketing. Por meio do experimento, pode-se concluir a importância da utilização de técnicas de BI aplicada aos conceitos e métodos da Administração, como fator de sucesso para que as organizações possam implementar ações, com base no comportamento dos dados, de maneira dinâmica, rápida e precisa.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
dc.subjectBusiness Intelligence
dc.subjectMarketing
dc.subjectGestão de saúde
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA AUXILIAR AÇÕES DE MARKETING NA ÁREA DA SAÚDE: EXPERIÊNCIA EM UMA CLÍNICA DERMATOLÓGICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1594


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