• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento
    • II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento
    • II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A CONTRIBUIÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA AUXILIAR AÇÕES DE MARKETING NA ÁREA DA SAÚDE: EXPERIÊNCIA EM UMA CLÍNICA DERMATOLÓGICA

    Thumbnail
    Data
    2019-05-17
    Autor
    Geraldo Augusto Jefferson Kennedy Moraes Alves da Silva
    Robson Lopes de Almeida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Com o barateamento dos equipamentos e a rápida disseminação de informações por meio das redes eletrônicas, observa-se um aumento exponencial no volume de dados gerados e consumidos pelas organizações que, para superarem seus concorrentes, são obrigadas a encarar o desafio de buscar novas estratégias em seu processo de tomada de decisão. Dentre as ferramentas utilizadas para se obter certa vantagem competitiva estão os sistemas de inteligência de negócios, ou  Business Intelligence (BI), que auxiliam os gestores de diferentes setores da organização a tomarem ações mais assertivas a partir de observações de padrões e tendências após análise dos dados. O presente trabalho apresenta os resultados preliminares de pesquisa realizada no âmbito de projeto de iniciação científica no Núcleo de Estudos de Inovação nas Organizações do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos. Foram aplicadas técnicas de BI utilizando-se o software livre Qlik Sense sobre uma base de dados de prontuários de pacientes de uma clínica dermatológica na cidade de Brasília. O objetivo foi identificar padrões e insights, visando futuras ações de marketing em torno de medicamentos e serviços a serem oferecidos pela empresa. O painel interativo da ferramenta Qlik Sense foi capaz de apresentar, de forma rápida e interativa, muitas informações importantes para a identificação do público alvo da clínica para um melhor direcionamento das ações de marketing. Por meio do experimento, pode-se concluir a importância da utilização de técnicas de BI aplicada aos conceitos e métodos da Administração, como fator de sucesso para que as organizações possam implementar ações, com base no comportamento dos dados, de maneira dinâmica, rápida e precisa.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92373
    Collections
    • II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) [84]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV