dc.contributor.author | Ricardo Pezzotti Schefer | |
dc.contributor.author | Ariadne Chloe Mary Furnival | |
dc.creator | Instituto Federal de São Paulo | |
dc.creator | Universidade Federal de São Carlos - UFSCar | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T11:34:01Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T11:34:01Z | |
dc.date.issued | 2019-05-27 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/92354 | |
dc.description.abstract | Os alunos surdos de Ensino Médio apresentam grande dificuldade para acompanhar os conteúdos das aulas. Em grande parte, esse problema se deve pela falha na comunicação, tendo em vista que a maioria desses jovens utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar e têm dificuldade com o Português. Ainda que hajam leis que garantam recursos de acessibilidade, como a presença de interpretes em sala de aula, a realidade das escolas é bem diferente. De outro lado, as tecnologias avançam proporcionando melhores formas de comunicação. Porém o aluno de Ensino Médio, ainda que conheça tais tecnologias, não conhece-as o suficiente para fazer o uso adequado das mesmas. As metodologias ativas empregadas em caráter interdisciplinar e orientadas pelo professor podem garantir o uso adequado dessas tecnologias em prol de um melhor ensino-aprendizado. Este projeto apresenta um estudo de caso, com o objetivo de empregar metodologias ativas na construção de videoaulas para alunos surdos. Os resultados apresentaram um grande engajamento do aluno, em particular pelo caráter de acessibilidade da situação problema, e também pelas dinâmicas trabalhadas em grupos. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | |
dc.subject | Metodologias Ativas | |
dc.subject | Surdo | |
dc.subject | Ensino Médio | |
dc.subject | Acessibilidade | |
dc.title | Um estudo de caso sobre metodologias ativas em projetos com alunos de Ensino Médio no contexto de videoaulas para surdos | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 1567 | |