Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRicardo Pezzotti Schefer
dc.contributor.authorAriadne Chloe Mary Furnival
dc.creatorInstituto Federal de São Paulo
dc.creatorUniversidade Federal de São Carlos - UFSCar
dc.date.accessioned2024-11-13T11:34:01Z
dc.date.available2024-11-13T11:34:01Z
dc.date.issued2019-05-27
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92354
dc.description.abstractOs alunos surdos de Ensino Médio apresentam grande dificuldade para acompanhar os conteúdos das aulas. Em grande parte, esse problema se deve pela falha na comunicação, tendo em vista que a maioria desses jovens utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar e têm dificuldade com o Português. Ainda que hajam leis que garantam recursos de acessibilidade, como a presença de interpretes em sala de aula, a realidade das escolas é bem diferente. De outro lado, as tecnologias avançam proporcionando melhores formas de comunicação. Porém o aluno de Ensino Médio, ainda que conheça tais tecnologias, não conhece-as o suficiente para fazer o uso adequado das mesmas. As metodologias ativas empregadas em caráter interdisciplinar e orientadas pelo professor podem garantir o uso adequado dessas tecnologias em prol de um melhor ensino-aprendizado. Este projeto apresenta um estudo de caso, com o objetivo de empregar metodologias ativas na construção de videoaulas para alunos surdos. Os resultados apresentaram um grande engajamento do aluno, em particular pelo caráter de acessibilidade da situação problema, e também pelas dinâmicas trabalhadas em grupos.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
dc.subjectMetodologias Ativas
dc.subjectSurdo
dc.subjectEnsino Médio
dc.subjectAcessibilidade
dc.titleUm estudo de caso sobre metodologias ativas em projetos com alunos de Ensino Médio no contexto de videoaulas para surdos
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1567


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples