• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento
    • II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento
    • II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um estudo de caso sobre metodologias ativas em projetos com alunos de Ensino Médio no contexto de videoaulas para surdos

    Thumbnail
    Data
    2019-05-27
    Autor
    Ricardo Pezzotti Schefer
    Ariadne Chloe Mary Furnival
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Os alunos surdos de Ensino Médio apresentam grande dificuldade para acompanhar os conteúdos das aulas. Em grande parte, esse problema se deve pela falha na comunicação, tendo em vista que a maioria desses jovens utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar e têm dificuldade com o Português. Ainda que hajam leis que garantam recursos de acessibilidade, como a presença de interpretes em sala de aula, a realidade das escolas é bem diferente. De outro lado, as tecnologias avançam proporcionando melhores formas de comunicação. Porém o aluno de Ensino Médio, ainda que conheça tais tecnologias, não conhece-as o suficiente para fazer o uso adequado das mesmas. As metodologias ativas empregadas em caráter interdisciplinar e orientadas pelo professor podem garantir o uso adequado dessas tecnologias em prol de um melhor ensino-aprendizado. Este projeto apresenta um estudo de caso, com o objetivo de empregar metodologias ativas na construção de videoaulas para alunos surdos. Os resultados apresentaram um grande engajamento do aluno, em particular pelo caráter de acessibilidade da situação problema, e também pelas dinâmicas trabalhadas em grupos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92354
    Collections
    • II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) [84]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV