Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPaulo George Miranda Martins
dc.contributor.authorDener Cesar Ferreira Lopes
dc.contributor.authorRogério Aparecido Sá Ramalho
dc.creatorUniversidade Federal de São Carlos - UFSCar
dc.date.accessioned2024-11-13T11:34:00Z
dc.date.available2024-11-13T11:34:00Z
dc.date.issued2019-05-25
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92349
dc.description.abstractA partir do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação novas possibilidades de compartilhamento de dados e informações favoreceram mudanças significativas no comportamento da sociedade, contribuindo de forma acelerada para a globalização do conhecimento.  O uso de tais tecnologias proporciona fácil acesso à informação e uma comunicação coletiva mais intensa uma vez que, permitem novas formas de interação social promovendo o compartilhamento de conteudos de forma mais dinâmica e colaborativa. No âmbito da manutenção de aeronaves, o emprego de tais tecnologias na gestão de seus processos produtivos ganha novos contornos a partir do uso de tecnologias capazes de prover maior controle de recursos, uma vez que a gestão eficiente de processos nesse setor é essencial para garantir a confiabilidade dos serviços prestados e o controle dos gastos operacionais que envolvem o processo. O objetivo central desse trabalho é analisar as potencialidades da utilização de um aplicativo de mensagens na gestão de atendimentos em uma empresa de manutenção de aeronaves. Trata-se de uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, tendo como foco a temática de tecnologias da informação e comunicação aplicadas na gestão de processos no setor de manutenção aeronáutica. Como resultados descreve-se a relevância do uso do aplicativo de mensagens, pelo Controle da Qualidade, ao estabelecer um padrão no atendimento das demandas no contexto da manutenção de aeronaves, proporcionando melhorias e contribuindo para uma melhor visibilidade no detalhamento das tarefas e, uma gestão mais eficiente dos recursos empregados uma vez que, pode-se verificar a real necessidade de envolvimento dos inspetores nos diversos tipos de solicitações realizadas pela manutenção. Verifica-se que a aplicação de tais tecnologias proporcionam uma maior sinergia entre os diversos setores envolvidos no processo, melhorando a comunicação e o direcionamento preciso dos recursos a serem empregados.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação
dc.subjectGestão de Processos
dc.subjectManutenção de Aeronaves
dc.titleTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: A GESTÃO DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES ATRAVÉS DE APLICATIVOS DE MENSAGENS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1558


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples