dc.description.abstract | A informação é insumo para a tomada de decisão em quaisquer ambientes. A Gestão da informação surge para gerir o conhecimento, seja ele tácito ou explícito, latente nas organizações. Em bibliotecas, por trabalharem literalmente com informação, torna-se extremamente necessário. O presente estudo de caso propõe-se a avaliar a qualidade da gestão da informação desempenhada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul pela Biblioteca da Escola de Engenharia. Isso, com a premissa da utilização da percepção do usuário final, com o objetivo, também, de analisar a qualidade e o nível das atividades desenvolvidas na gestão informacional, sendo elas: satisfação das necessidades informacionais, utilização das fontes de informação, percepção da organização informacional e qualidade da disseminação da informação. Adota metodologia de cunho quantitativo descritivo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas, ofertado pessoalmente pela pesquisadora aos usuários da biblioteca. Os resultados embasaram-se, também, em conceitos relativos à ciência da informação, teoria administrativa e bibliotecas universitárias. De acordo com os resultados obtidos, pode-se afirmar que o processo de gestão informacional da BIBENG apresenta um quadro geral positivo, sendo o acervo da biblioteca bem completo e dispondo de ótimas condições de suprir as necessidades informacionais dos usuários. As fontes de informação são diversas e as mais utilizadas são livros, periódicos e trabalhos acadêmicos. O instrumento de divulgação possui um grau de pertinência mediano. O atendimento prestado pela equipe foi avaliado como excelente e organização da informação foi mensurada com avaliações positivas. Algumas melhorias foram sugeridas, como aquisição de E-books. Sendo assim, a gestão da informação na BIBENG está cumprindo o seu papel. Palavras-chave: Gestão da Informação. Biblioteca universitária. Serviço de Informação. | |