• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento
    • II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento
    • II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UMA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

    Thumbnail
    Data
    2019-05-25
    Autor
    MARIANA PARANHOS OLIVEIRA
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A informação é insumo para a tomada de decisão em quaisquer ambientes. A Gestão da informação surge para gerir o conhecimento, seja ele tácito ou explícito, latente nas organizações. Em bibliotecas, por trabalharem literalmente com informação, torna-se extremamente necessário. O presente estudo de caso propõe-se a avaliar a qualidade da gestão da informação desempenhada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul pela Biblioteca da Escola de Engenharia. Isso, com a premissa da utilização da percepção do usuário final, com o objetivo, também, de analisar a qualidade e o nível das atividades desenvolvidas na gestão informacional, sendo elas: satisfação das necessidades informacionais, utilização das fontes de informação, percepção da organização informacional e qualidade da disseminação da informação. Adota metodologia de cunho quantitativo descritivo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas, ofertado pessoalmente pela pesquisadora aos usuários da biblioteca. Os resultados embasaram-se, também, em conceitos relativos à ciência da informação, teoria administrativa e bibliotecas universitárias. De acordo com os resultados obtidos, pode-se afirmar que o processo de gestão informacional da BIBENG apresenta um quadro geral positivo, sendo o acervo da biblioteca bem completo e dispondo de ótimas condições de suprir as necessidades informacionais dos usuários. As fontes de informação são diversas e as mais utilizadas são livros, periódicos e trabalhos acadêmicos. O instrumento de divulgação possui um grau de pertinência mediano. O atendimento prestado pela equipe foi avaliado como excelente e organização da informação foi mensurada com avaliações positivas. Algumas melhorias foram sugeridas, como aquisição de E-books. Sendo assim, a gestão da informação na BIBENG está cumprindo o seu papel. Palavras-chave: Gestão da Informação. Biblioteca universitária. Serviço de Informação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92345
    Collections
    • II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) [84]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV