dc.contributor.author | José Balbino | |
dc.contributor.author | Flávia Roberta Fernandes | |
dc.contributor.author | Raquel Rangel de Meireles Guimarães | |
dc.contributor.author | Helena de Fátima Nunes Silva | |
dc.creator | Universidade Federal do Paraná | |
dc.creator | Universidade Federal do Paraná | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T11:34:00Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T11:34:00Z | |
dc.date.issued | 2019-05-23 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/92341 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo avaliar o impacto causal da concessão de bolsas de estudos aos estudantes de pós-graduação de cursos de pós-graduação stricto sensu da área de conhecimento interdisciplinar sobre o volume da produção científica discente entre 2013 a 2017. Tal iniciativa de fomento, denominada Programa de Demanda Social (DS), é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e visa a formação de recursos humanos qualificado. Para atingir os propósitos desse estudo, utiliza-se um desenho quase-experimental, em que a designação não-aleatória dos estudantes às bolsas de pesquisa, que dificulta a estimação do impacto causal da política, é contornada mediante controle pelos fatores de confundimento. Empregam-se ainda metodologias para ajuste dos diferenciais pré-tratamento e de viés de seleção, quais sejam, regressão logística e cálculo do efeito médio do tratamento após pareamento pelo escore de propensão. Os resultados, em suas várias especificações econométricas, atestam o efeito positivo da política de bolsas sobre a produção acadêmica dos discentes da área de conhecimento interdisciplinar: os alunos que receberam bolsas do Programa Demanda Social tiveram chance de publicar ao longo do ano-calendário cerca de 7% superior à dos discentes que não participaram do programa, controlando-se pelos diferenciais no grau acadêmico, faixa etária, região, conceito do programa. Dessa maneira, reforça-se a importância dos programas de financiamento para alcançar resultados de longo prazo no sistema educacional brasileiro. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | |
dc.subject | Produtividade Acadêmica | |
dc.subject | Programas de Pós-Graduação | |
dc.subject | Avaliação de Política Pública. | |
dc.title | AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE DEMANDA SOCIAL DA CAPES SOBRE A PRODUÇÃO DISCENTE DA ÁREA DE CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR ENTRE 2013 A 2017 | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 1544 | |