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    AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE DEMANDA SOCIAL DA CAPES SOBRE A PRODUÇÃO DISCENTE DA ÁREA DE CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR ENTRE 2013 A 2017

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    Data
    2019-05-23
    Autor
    José Balbino
    Flávia Roberta Fernandes
    Raquel Rangel de Meireles Guimarães
    Helena de Fátima Nunes Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente artigo tem como objetivo avaliar o impacto causal da concessão de bolsas de estudos aos estudantes de pós-graduação de cursos de pós-graduação stricto sensu da área de conhecimento interdisciplinar sobre o volume da produção científica discente entre 2013 a 2017. Tal iniciativa de fomento, denominada Programa de Demanda Social (DS), é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e visa a formação de recursos humanos qualificado. Para atingir os propósitos desse estudo, utiliza-se um desenho quase-experimental, em que a designação não-aleatória dos estudantes às bolsas de pesquisa, que dificulta a estimação do impacto causal da política, é contornada mediante controle pelos fatores de confundimento. Empregam-se ainda metodologias para ajuste dos diferenciais pré-tratamento e de viés de seleção, quais sejam, regressão logística e cálculo do efeito médio do tratamento após pareamento pelo escore de propensão. Os resultados, em suas várias especificações econométricas, atestam o efeito positivo da política de bolsas sobre a produção acadêmica dos discentes da área de conhecimento interdisciplinar: os alunos que receberam bolsas do Programa Demanda Social tiveram chance de publicar ao longo do ano-calendário cerca de 7% superior à dos discentes que não participaram do programa, controlando-se pelos diferenciais no grau acadêmico, faixa etária, região, conceito do programa. Dessa maneira, reforça-se a importância dos programas de financiamento para alcançar resultados de longo prazo no sistema educacional brasileiro.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92341
    Collections
    • II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) [84]

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