A GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC) E AS FONTES DE INFORMAÇÃO NA VISÃO DE ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE GC DA FABICO/UFRGS
Data
2019-05-17Autor
Juliana Carvalho Pereira
ketlen Stueber
Filipe Xerxeneski da Silveira
MARIA DO ROCIO FONTOURA TEIXEIRA
Caroline Martello
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O artigo busca reconhecer como os estudantes de Ensino Superior matriculados numa disciplina que se volte a Gestão do Conhecimento podem fazer uso desta no processo de tomada de decisão enquanto geração de conhecimentos. Tematiza ainda, a relevância desta disciplina para a divulgação da produção científica a partir das competências adquiridas nesse campo de conhecimento. Os procedimentos metodológicos se deram a partir de duas modalidades: pesquisa de levantamento bibliográfico no sentido de entendermos os conceitos fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa e em paralelo, como fonte primária, adotamos a aplicação de um questionário, que nos auxiliou na identificação do uso da Gestão do Conhecimento para tomada de decisões pelos alunos do curso da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A maioria dos entrevistados mostraram-se confiantes aos novos conhecimentos que a disciplina oferece. O interesse de conhecimento e as fontes de leitura, na maior parte das respostas estão associadas aos campos de aprendizagem dos estudantes, com exceção da área de nutrição, apontada por um dos participantes. Áreas como a Cibercultura, Publicidade e Biblioteconomia foram os grandes campos citados, no entanto, a maioria dos integrantes demonstraram interesses mais específicos, com variações sobre aspectos práticos e teóricos das abordagens.