Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodrigo de Castro Freitas
dc.contributor.authorValéria Khristina Fregadolli
dc.contributor.authorMaria do Carmo Duarte Freitas
dc.creatorPrograma de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
dc.creatorPrograma de Pós-Graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
dc.creatorPrograma de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
dc.date.accessioned2024-11-13T11:33:58Z
dc.date.available2024-11-13T11:33:58Z
dc.date.issued2019-05-20
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92325
dc.description.abstractReflete sobre o papel da informação como recurso estratégico na intermediação de transações da empresa Airbnb na busca da lucratividade compartilhada. Este é um caso emblemático de empreendedorismo de atuação global, suportado pelo uso de tecnologias de informação e comunicação na Internet. O estudo apresenta uma análise sobre a função estratégica da informação no modelo de negócios da Airbnb, com ênfase no caráter de inovação da intermediação de transações em plataformas on-line. Consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, que descreve e analisa o modelo de negócios da empresa Airbnb com base em pesquisa bibliográfica e documental. Constata que a informação é o elemento-chave nos mecanismos de reputação e confiança, na efetivação das reservas pelos hóspedes e na maximização da lucratividade da Airbnb. A plataforma digital de locação de acomodações na Internet, como um modelo inovador de negócios, modificou comportamentos de usuários dos serviços de acomodações e afetou a estrutura de prestação de serviços na indústria hoteleira.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
dc.subjectAirbnb
dc.subjectInformação estratégica
dc.subjectInovação
dc.subjectIntermediação
dc.subjectEconomia compartilhada
dc.titleA informação na intermediação de transações em plataformas on-line: a inovação da empresa Airbnb
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1470


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples