A informação na intermediação de transações em plataformas on-line: a inovação da empresa Airbnb
Data
2019-05-20Autor
Rodrigo de Castro Freitas
Valéria Khristina Fregadolli
Maria do Carmo Duarte Freitas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Reflete sobre o papel da informação como recurso estratégico na intermediação de transações da empresa Airbnb na busca da lucratividade compartilhada. Este é um caso emblemático de empreendedorismo de atuação global, suportado pelo uso de tecnologias de informação e comunicação na Internet. O estudo apresenta uma análise sobre a função estratégica da informação no modelo de negócios da Airbnb, com ênfase no caráter de inovação da intermediação de transações em plataformas on-line. Consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, que descreve e analisa o modelo de negócios da empresa Airbnb com base em pesquisa bibliográfica e documental. Constata que a informação é o elemento-chave nos mecanismos de reputação e confiança, na efetivação das reservas pelos hóspedes e na maximização da lucratividade da Airbnb. A plataforma digital de locação de acomodações na Internet, como um modelo inovador de negócios, modificou comportamentos de usuários dos serviços de acomodações e afetou a estrutura de prestação de serviços na indústria hoteleira.